João Ponte apela à indústria do Faial para pagar melhor o leite aos agricultores

queijaria morroO Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, que hoje visitou uma queijaria na ilha do Faial, apelou à indústria existente na ilha para que faça um ajustamento no preço do leite pago aos agricultores.

“Aproveito também essa visita para lançar um apelo para que a indústria aqui no Faial faça um esforço para que haja um ajustamento no preço do leite, porque é essencial para a melhoria do rendimento dos produtores e para a sustentabilidade do setor leiteiro”, afirmou João Ponte, acrescentando que o leite pago aos agricultores faialenses é “dos mais baixos da região”.

Para titular da pasta da Agricultura, nos últimos tempos os mercados têm recuperado, pelo que “julgo que estão reunidas condições mínimas para que se faça o ajustamento no preço do leite” pago aos produtores.

Após a visita à queijaria “O Morro”, João Ponte destacou que se trata de um negócio que é “um bom exemplo de investimento, um projeto de sucesso e empreendedor” ao nível da transformação do leite em queijo, pois foi capaz de aproveitar “a grande qualidade do leite produzido no Faial e transformá-lo num produto de excelência”.

“É um produto que está a ser devidamente valorizado, que está a conquistar novos mercados e que até já teve prémios de reconhecimento internacional”, referiu o governante, alegando que este trabalho deve servir de exemplo e motivar outros empreendedores.

Além disso, João Ponte salientou que a queijaria paga pelo leite recebido mais do que a restante indústria, pelo que também neste aspeto constitui “um bom exemplo”.

Em março a queijaria “O Morro”, uma unidade industrial familiar a laborar há cinco anos, viu um dos seus queijos reconhecidos como um dos oito melhores do mundo por uma revista em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here