Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

Açores iniciam processo de certificação como destino turístico sustentável

Regional AÇORES » 5 de Dezembro de 2017


animacao turistica açores trilhoO Presidente do Governo anunciou hoje o início do processo de certificação dos Açores como destino sustentável pelo Global Sustainable Tourism Council, um “bom desafio” que só terá sucesso se tiver o envolvimento dos vários intervenientes públicos e privados deste setor.

“Vamos arrancar com o processo de certificação dos Açores como destino sustentável, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council”, uma organização não-governamental que integra diversas entidades, entre as quais diversos organismos das Nações Unidas, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava, na Lagoa, na sessão de abertura da Conferência Internacional ‘Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável’, um evento promovido pelo Governo Regional, que conta com centenas de participantes inscritos e com a presença de especialistas regionais, nacionais e internacionais.

“Atualmente, são apenas quatro os países que têm esta certificação, são apenas nove as regiões que têm esta certificação, nenhum arquipélago tem esta certificação, mas este é um bom objetivo, é uma boa aposta e é, sobretudo, um bom desafio que nos deve a mobilizar a todos”, salientou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, este processo de certificação dos Açores como destino sustentável constitui um trabalho que requer o envolvimento de diversas entidades e que “só resultará se todos cumprirem bem a sua parte, com benefícios para todos”.

No arranque dos dois dias desta conferência, onde será assinada a Carta da Sustentabilidade dos Açores, Vasco Cordeiro alertou, por outro lado, que esta ideia de sustentabilidade turística terá de envolver as componentes ambiental, económica e social.

“Há três componentes que interessa ter presente nesta ideia de sustentabilidade: a sustentabilidade económica da própria atividade, o que convoca uma intervenção da parte das entidades públicas e dos empresários, a sustentabilidade ambiental, que é evidente, mas também a sustentabilidade social, naquilo que, dentro da própria atividade, é a relação entre os diversos intervenientes”, salientou.

De acordo com Vasco Cordeiro, esta componente da sustentabilidade social é uma das áreas a que o Governo dedica maior atenção, tendo em conta a importância que assume no sentido de garantir que este setor, nos próximos anos, será um contribuinte ativo para o desenvolvimento da Região.

Na sua intervenção na sessão de abertura, o Presidente do Governo considerou, ainda, que o desafio da sustentabilidade turística dos Açores só será assegurado se Governo, empresários, residentes e visitantes forem guiados para, em conjunto, desenvolverem as medidas e comportamentos que possam garantir que este ativo se transforma, verdadeiramente, numa mais-valia para os Açores.

“O que aqui nos reúne é o nosso próprio interesse, o interesse dos Açores nesta componente do turismo sustentável”, frisou Vasco Cordeiro.

Açores 24Horas / Gacs

Download PDF

Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336