APAV Açores assinala aniversário com seminário “10 Anos a Dar Voz ao Silêncio”

cartaz APAVNo âmbito das comemorações do seu 10º aniversário, que se assinala dia 1 de Julho, a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) promove no próximo dia 30 de Junho, às 10h30, o seminário “APAV Açores, 10 Anos a Dar Voz ao Silêncio”.

O seminário terá lugar no Auditório do Edifício CTT, em Ponta Delgada, e pretende olhar para o trabalho desenvolvido pela APAV nos Açores ao longo destes 10 anos, “traçando o caminho para o futuro”.

A APAV é uma instituição particular de solidariedade social, de utilidade pública, que tem como objectivo estatutário promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos vítimas de infracções penais.

Na sua missão a APAV promove a mensagem “que cada um de nós pode ser, num dado momento da vida, vítima de um crime. O impacto do crime na vida da vítima pode ser tremendo e avassalador, dependendo de cada pessoa, do tipo de crime, das suas circunstâncias. Cada pessoa reage à experiência de ser vítima de crime de forma diferente: enquanto uns conseguem reagir e lidar com isso, prosseguindo a sua vida normal sem que a vitimação os afete; muitas pessoas sofrem um grande impacto negativo nas suas vidas. Não existe uma maneira “correta” ou “certa” de se reagir ao crime – os sentimentos e as suas emoções após o crime são reações normais a um acontecimento, esse sim, nada normal – ser vítima de um crime”, centrando-se a génese da Associação no “ouvir, aconselhar e apoiar a vítima de qualquer crime a lidar com os efeitos e consequências do crime. Tenha ou não participado o crime às autoridades, informando e aconselhando sobre direitos e como exercê-los”.

Os serviços de apoio prestados a cada vítima são gratuitos e confidenciais.

 

 

Açores 24Horas

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here