Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

Apoios para investimentos a bordo de embarcações de pesca já estão disponíveis

Regional AÇORES » 19 de Maio de 2017


pescadores barcoO Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Horta, novos apoios a investimentos a bordo das embarcações de pesca, que incidem sobre “a melhoria da segurança e higiene, as condições de trabalho dos pescadores e também a eficiência energética”.

Gui Menezes, que falava à margem de uma visita à Lota, salientou que estes apoios “contribuem indiretamente para o rendimento dos pescadores”, apontando como exemplo a “substituição de motores [já instalados] por motores mais eficientes e menos gastadores”.

O Secretário Regional frisou ainda a importância destes apoios para a valorização do pescado, nomeadamente através de investimentos que permitam criar “melhores condições em termos de frio e de tratamento de pescado, o que influencia, naturalmente, os rendimentos que os pescadores podem ter”.

Este novo regime de apoio aos investimentos a bordo de embarcações de pesca, previstos numa portaria publicada hoje em Jornal Oficial, é cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) no âmbito do Programa Operacional MAR 2020.

Para além da melhoria da higiene, saúde, segurança e condições de trabalho dos pescadores, assim como do valor acrescentado e da qualidade do pescado, estes apoios destinam-se ainda a investimentos que permitam a redução do impacto da pesca no meio marinho e a adaptação da pesca à proteção das espécies.

De acordo com a tipologia de operações a realizar, podem beneficiar destes apoios proprietários de navios de pesca registados em portos dos Açores, bem como pescadores e organizações do setor devidamente reconhecidas.

Os projetos selecionados para financiamento podem beneficiar de uma taxa de apoio de 65% das despesas elegíveis, que é aumentada para 85%, no caso das operações respeitarem a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 12 metros, ou para 100%, no caso das operações serem executadas por organizações de pescadores, serem de interesse coletivo e possuírem caraterísticas inovadoras a nível local.

De acordo com as regras comunitárias, não são elegíveis operações que aumentem a capacidade de pesca de uma embarcação ou a sua capacidade para detetar pescado.

As candidaturas a estes apoios são apresentadas em contínuo até 31 de dezembro de 2018.

Download PDF

Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336