Governo Regional assina protocolo de cooperação com o Geoparque Açores

0

caldeira-faialO Secretário Regional dos Recursos Naturais assinou hoje, na Horta, um protocolo de cooperação e financiamento com a Associação Geoparque Açores, que integra as Redes Europeia e Global de Geoparques, tendo destacado o significado desta assinatura “ocorrer no Dia Mundial do Ambiente”. 

Para Luís Neto Viveiros, com a integração do Geoparque Açores nas redes internacionais, a 21 de março de 2013, “foram reforçadas as interligações entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais, incluindo o Homem Açoriano”.  “Esta visão holística e integradora, potencia sinergias e serve de estímulo adicional para todos os intervenientes, incluindo os parceiros do Geoparque, as escolas, as empresas e investidores, em especial do setor turístico, e os artesãos e produtores locais, entre outros”, afirmou o Secretário Regional. 

Luís Neto Viveiros sublinhou que o trabalho que o Geoparque Açores tem vindo a desenvolver começa a “dar os seus frutos”, acrescentando que, “à medida que aumenta a sua visibilidade, surgem oportunidades para promover” no exterior a geodiversidade e o património geológico dos Açores.
 
Nesse sentido, elencou algumas das ações mais relevantes já desenvolvidas, como “o início da monitorização dos geossítios em todas as ilhas” do arquipélago. O Secretário Regional revelou ainda que se vai realizar um workshop intitulado ‘Geoparques em Regiões Vulcânicas – Estratégias de Desenvolvimento Sustentável’, a 29 de outubro, na Terceira, e a 1 de novembro, na Graciosa, com participantes regionais, nacionais e estrangeiros.

“Podemos considerar o Geoparque Açores um parceiro do Governo Regional ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento sustentado das comunidades locais, baseado, designadamente, no geoturismo e no turismo de natureza, e que promove o crescimento económico do território no respeito pelos seus valores ambientais”, afirmou Luís Neto Viveiros. 

A GEOAÇORES – Associação Geoparque Açores é uma instituição sem fins lucrativos, que integra nos seus órgãos sociais elementos representativos da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, da ADELIAÇOR, da GRATER, da ARDE e da ASDEPR.
 
A esta associação compete, entre outros objetivos,  promover e realizar ações de sensibilização ambiental e de animação cultural e turística, e de proteção, conservação e divulgação do património natural, com especial ênfase no Património Geológico.

Os Açores constituem o primeiro arquipélago a nível mundial em que todas as ilhas são parte integrante do Geoparque, são povoadas e possuem infraestruturas e serviços que garantem o desenvolvimento das suas atividades.

O Geoparque Açores assenta numa rede de 121 geossítios classificados nas nove ilhas e na zona marinha envolvente, dos quais 57 foram selecionados como prioritários para o desenvolvimento de estratégias de geoconservação e a implementação de ações de valorização.

Entre estes 57 geossítios prioritários, cinco situam-se em Santa Maria, 10 em São Miguel, sete na Terceira, cinco na Graciosa, cinco em São Jorge, seis no Faial, oito no Pico, seis nas Flores e três no Corvo, além de dois nos fundos marinhos do Mar dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here