Santa Catarina – o ATUM “Cinco Estrelas” dos consumidores portugueses

0
56

cinco estrelasO Atum da conserveira Santa Catarina foi, esta quinta-feira, galardoada com o Prémio Cinco Estrelas, um sistema de avaliação de produtos, serviços e marcas, que avalia as principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra, desde logo a satisfação e a relação qualidade-preço.

Os produtos agora galardoados passaram por um processo de avaliação que permitem obter as classificações não só das 5 variáveis da metodologia Cinco Estrelas, como das características específicas de cada candidato, onde são identificados os aspetos específicos que os portugueses mais valorizam em cada tipo de produto ou serviço, isto após se realizarem testes de experimentação, onde os consumidores experimentam e avaliam as características identificadas, onde são implementadas diferentes técnicas de recolha de informação, nomeadamente testes cegos de experimentação, inquéritos de satisfação a clientes da marca, visitas de cliente-mistério ou testes de conceito. Após esta fase é realizada ainda uma avaliação massificada junto de uma amostra representativa da população portuguesa, onde se obtêm as classificações para a Confiança na Marca e o nível de Inovação.

 

Ana Lourenço e Débora Silva, fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, revelam que a metodologia, considerada a mais completa e rigorosa do mercado, foi o que, numa primeira fase, as empresas mais valorizaram, permitindo avaliar as principais variáveis que influenciam os portugueses nas suas decisões de compra/consumo: Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra, Confiança na Marca e Inovação, sendo também exigida uma classificação mínima para que uma marca se consagre vencedora.

atum santa catarinaO símbolo do Prémio Cinco Estrelas, a estrela verde, confere à conserveira Santa Catarina, e a todas as outras empresas vencedoras, uma ferramenta credível para uma comunicação diferenciadora com o consumidor, que rapidamente passaram a ser conhecidas como algo muito bom,” realmente Cinco Estrelas”, referem as fundadoras deste sistema de avaliação.

A participação no Prémio Cinco Estrelas está aberta a todos os produtos, serviços e marcas disponíveis no mercado nacional, destinados a consumidores ou a profissionais, independentemente da sua data de lançamento no mercado, sendo que dos Açores, o Atum Santa Catarina foi o único produto/marca distinguido pela preferência dos consumidores portugueses.

 

Este prémio, que vai na sua terceira edição, galardoou numa cerimónia que se realizou na Fundação Champalimaud, no passado dia 09 de fevereiro, 121 marcas portuguesas, em 152 categorias em avaliação, que vão desde a Alimentação e Bebidas, Cultura e Lazer, passando pelos Serviços Auto, Personalidades, Órgãos de Comunicação Social, entre muitos outros, chegando mesmo ao importante sector da Responsabilidade Social, onde a AMI ganhou com o Projecto AMI Alimenta.

 

A Santa Catarina, Indústria Conserveira S.A., situa-se na vila da Calheta, na ilha de São Jorge, Açores. É uma empresa que se dedica exclusivamente ao fabrico de conservas de atum e que prima pela sua qualidade. A conserva Santa Catarina é feita com atum pescado através do método salto e vara, um método 100% sustentável de pesca, sem danificar a vida marinha açoriana. Depois de cozido, cortado/aparado e colocado dentro das latas – à mão, temperado e selado, as latas estão prontas para chegar à mesa de todos os portugueses, que o avaliaram como um produto “Cinco estrelas”.

 

 

SM/Açores 24 Horas

 talholagoa1

 

Download PDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here