Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

22 de Abril de 2017


Benfica SportingO Benfica garantiu hoje a manutenção da liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar em casa do Sporting a um golo em jogo da 30.ª jornada.

 

Adrien Silva adiantou os ‘leões’ no marcador aos cinco minutos, na marcação de uma grande penalidade, mas o sueco Victor Lindelof empatou, aos 66, de livre direto.

Com este resultado, o Benfica passou a somar 72 pontos, mais quatro do que o FC Porto, que joga no domingo com o Feirense, e mais oito dos que o Sporting.

 

 

Lusa

Download PDF



5 de Abril de 2017


fernando gomes federação futebol LUSAO presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, foi hoje nomeado para uma das vice-presidências da UEFA pelo pelo líder do organismo, Aleksander Ceferin, disse hoje à agência Lusa o diretor de comunicação da entidade.

 

Segundo Pedro Pinto, Fernando Gomes vai integrar a “nova estrutura” do Comité Executivo, encabeçada por Alexander Ceferin, que terá um primeiro vice-presidente, que será o número dois do esloveno.

Fernando Gomes vai ser um dos outros quatro vice-presidentes da UEFA, ficando com “a pasta do relacionamento com os clubes, uma responsabilidade muito importante”.

Fernando Gomes, que apoiou a candidatura de Ceferin, nas eleições de 14 de setembro de 2016, para a sucessão ao francês Michel Platini, integra o Comité Executivo da UEFA desde março de 2015, quando foi o líder federativo mais votado, para um mandato de quatro anos, com 48 votos em 54.

Na altura, Gomes, eleito presidente da FPF em 2011, tornou-se no quarto português a integrar o Comité Executivo do organismo, depois de Cazal-Ribeiro, eleito em 1968, Silva Resende, em 1984, e Gilberto Madaíl, em 2007.

 

 

Lusa / Foto : Lusa

Download PDF



1 de Abril de 2017


golo futebolO Benfica e o FC Porto empataram hoje a um golo, em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os ‘encarnados’ a manterem um ponto de avanço no topo da classificação.

 

O brasileiro Jonas inaugurou o marcador aos sete minutos, na marcação de grande penalidade, mas o uruguaio Maxi Pereira, ex-jogador dos ‘encarnados’, empatou aos 49.

Com este resultado, o Benfica soma 65 pontos, mais um do que o FC Porto.

 

 

Lusa

Download PDF




Bruno magalhaes francisco granadeiroBruno Magalhães foi o grande vencedor da 52ª edição do Azores Airlines Rallye, depois de ter deixado na estrada  Alexey Lukyanuk, o piloto russo que partiu para o último dia na liderança e Ricardo Moura, campeão da prova no ano passado, que se viram forçados a abandonar o rali por avaria mecânica, o que baralhou até ao fim os lugares do pódio. Esta é a terceira vitória do piloto português nesta prova, tendo vencido o “SATA” em 2010 e 2008 e 2010.

O segundo lugar do pódio, do Azores Airlines Rallye, que este ano marcou o arranque do Campeonato da Europa de Ralis foi ocupado por Marijan Griebel seguido de Josh Moffett em terceiro da geral.

Destaque para a vitória de Luís Pimentel ( Licas) na categoria ERC2 (Grupo N), ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo 9, o regresso “em grande” do piloto aos ralis.

 

 

Açores 24Horas / Foto : Francisco Granadeiro

Download PDF



28 de Março de 2017


selecaoA seleção portuguesa de futebol perdeu hoje 3-2 com a congénere da Suécia, em jogo particular disputado no Funchal, no qual Cristiano Ronaldo marcou um golo no seu regresso à Madeira.

 

O internacional português, figura central neste embate disputado no estádio dos Barreiros, anotou o primeiro golo da partida, aos 18 minutos, tendo o segundo golo luso sido marcado pelo guarda-redes sueco Karl Johann Johnsson, que desviou a bola para a sua baliza.

Numa altura em que Portugal já tinha procedido a muitas alterações – Cristiano Ronaldo saiu aos 58 minutos -, a Suécia foi acreditando que podia virar o resultado e, com um ‘bis’ de Claesson, aos 57 e 76 minutos, e um autogolo de João Cancelo, aos 90+3, chegou mesmo à vitória.

 

 

Lusa

Download PDF



27 de Março de 2017


slecao1A seleção portuguesa de futebol foi hoje recebida em euforia na Madeira, onde, na terça-feira, defronta a Suécia em jogo particular, e fez questão de mostrar a taça de campeões europeus conquistada no ano passado, em França.

O avião que transportava a comitiva lusa aterrou no Funchal pouco depois das 19:00 e no aeroporto, que brevemente terá o nome de Cristiano Ronaldo, estavam à espera cerca de 500 pessoas, que ocuparam quase por completo as varandas de observação da pista.

Cristiano Ronaldo e Pepe transportaram a troféu alcançado no Euro2016 enquanto saiam do avião e se dirigiram para a zona VIP do aeroporto, em que tinha um autocarro à espera.

Já perto das 20:00, a seleção nacional chegou ao hotel em que vai ficar instalada na chamada zona turística do Funchal e, no local, tinha cerca de 250 adeptos à espera, muitos vestidos a rigor com a camisola das ‘quinas’, quase todas com o ‘7’ de Cristiano Ronaldo.

Grande parte crianças e jovens adolescentes, e também alguns turistas curiosos, os presentes aplaudiram os jogadores lusos, sobretudo Cristiano Ronaldo e Pepe, que viveu muitos anos na Madeira e representou o Marítimo.

Enquanto os adeptos entoavam pelos campeões da Europa, Ronaldo saiu do autocarro e acenou timidamente para os adeptos, até entrar na unidade hoteleira.

O selecionador Fernando Santos foi o primeiro a descer do autocarro e foi igualmente acarinhado pelos madeirenses.

Portugal defronta na terça-feira a Suécia, no Estádio do Marítimo, naquele que será o primeiro jogo de Cristiano Ronaldo na Madeira com a camisola da seleção nacional. A formação lusa não faz um jogo na ilha desde 2001.

O encontro terá inicio às 19:45.

 

 

Lusa

Download PDF



25 de Março de 2017


selecaoA seleção portuguesa de futebol venceu hoje a Hungria por 3-0, em encontro da quinta jornada do Grupo B de apuramento para o Mundial de 2018, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

 

André Silva inaugurou o marcador, aos 32 minutos, passando a contar cinco golos em seis internacionalizações ‘AA’, e Cristiano Ronaldo apontou os outros dois, aos 36 e 65, para um total de 70, em 137 jogos pela equipa das ‘quinas’.

Na classificação do Grupo B, Portugal mantém-se a três pontos da Suíça, que recebeu e bateu a Letónia por 1-0 e soma por vitórias os cinco jogos disputados.

 

 

Lusa

Download PDF



24 de Março de 2017


golo futebolO presidente da FIFA, Gianni Infantino, deixou hoje em aberto a hipóteses de Portugal integrar a coorganização de um Mundial de futebol, frisando, porém, que nos próximos anos os países europeus não poderão candidatar-se.

 

“A minha melhor experiência foi no Euro2004, em Portugal, onde testemunhei a paixão vivida e foi absolutamente fantástico. Portugal, em conjunto com a Espanha, fez uma candidatura pelo Mundial 2018, mas para os próximos mundiais os países europeus não se poderão candidatar. Ainda assim, o futuro está em aberto para Portugal”, começou por dizer.

No encerramento da segunda edição do fórum ‘Football Talks’, o líder do organismo considerou que um Mundial realizado apenas em Portugal será complicado, salientando que a prova tem que ser bem ponderada.

“Portugal sozinho será muito difícil, mas temos as portas abertas para coorganizações. Temos que garantir que o Mundial é sustentável e que os estádios e edifícios a serem construídos sejam utilizados depois nos seus países”, justificou.

Por outro lado, Infantino não deixou de abordar a utilização do vídeo árbitro no Mundial2018, na Rússia, mostrando-se confiante para a sua utilização na prova e realçou o período de testes que ainda está em decurso.

“Eu espero que possamos usar o vídeo árbitro no Mundial. Estamos a testa-lo durante este ano e testaremos até ao fim do ano. Estou muito confiante pelos resultados que tenho visto até ao momento”, confessou.

Para Infantino, a tecnologia “não vai ajudar a resolver todos os problemas”, mas salienta o auxílio necessário para que “os árbitros não cometam erros graves”.

Por fim, o presidente da FIFA foi solicitado a fazer uma comparação entre Messi e Cristiano Ronaldo, apontando as diferenças, mas preferindo realçar o bom que trazem ao futebol.

“Penso que há grandes diferenças entre Messi e Cristiano. Eles têm diferentes estilos, são diferentes fisicamente e são ambos futebolistas extremamente incríveis. Num ano, um está melhor um bocadinho, no ano seguinte está o outro e tem sido assim nos últimos 10 anos. Oficialmente, o Cristiano é reconhecido como o melhor para a FIFA”, concluiu.

 

 

Lusa

Download PDF



23 de Março de 2017


rali 2017A edição de 2017 do Campeonato FIA da Europa de Ralis (FIA ERC) “irá começar de forma espetacular” depois do anúncio da lista oficial de inscritos do Azores Airlines Rallye, o evento de abertura de uma nova era do FIA ERC, incluindo novos formatos, novos pilotos e um compromisso renovado na revelação de novos pilotos que se pretendem que sejam os melhores do mundo no futuro.

Contando com vinte e oito carros R5 de topo inscritos, dez participações no ERC Junior U27 e nove inscritos no ERC Junior U28, um total de cinquenta e seis equipas irá alinhar à partida de mais uma edição da prova que se realiza na ilha de São Miguel, em pleno oceano Atlântico, entre 30 de março e 1 de abril.

Contando com 14 nacionalidades representadas, o lote de concorrentes demonstra um conjunto de vasta experiência, mas também de juventude, ansiosa para demonstrar o seu valor na totalidade das dezasseis provas especiais, que têm uma extensão total de 210,20 km inseridas num cenário verdadeiramente deslumbrante e que irá gozar de grande mediatização online.

 

A lista de inscritos agora divulgada possui vários destaques, tais como:

* Peugeot Rally Academy: o regresso ao FIA ERC com dois carros

* Marijan Griebel: o campeão ERC Júnior procura o sucesso ao volante de um R5

* Alexey Lukyanuk: O fantástico piloto e um dos protagonistas de 2016 procura subir o momento em 2017

* Opel Motorsport: A formação inclui a piloto apoiada pela Red Bull, Tamara Molinaro

* ADAC Opel Rallye Junior Team: Jari Huttunen evolui através de programa prémio

* ACCR Czech Team: Uma equipa de três carros com apoio direto da federação checa

* Sports Racing Technologies: Nicolay Gryazin e Ralf Sirmacis entre as grandes promessas

* Castrol Ford Team Turkey: Inicio de uma grande participação com arranque nos Açores

* Ricardo Moura: O herói local e vencedor da edição de 2016 terá forte apoio dos entusiastas nacionais

* Concorrentes ao ERC2: Sergey Remennik e Zelindo Melegari apontados à vitória na classe

 

Outros pilotos inscritos incluem nomes como o de Chris Ingram, o destaque do ERC Junior de 2016, a vencedora do ERC Ladies, Catie Munnings, o ex-piloto de GTs, Albert von Thurn und Taxis, da Alemanha, o antigo campeão polaco, Lukasz Habaj, a jovem promessa irlandesa Josh Moffet, o sempre presente no ERC, David Botka, os concorrentes ao ERC U28, Tomasz Kasperczyk e Luís Miguel Rego e o experiente italiano Max Rendina. O campeão da Europa de Ralis nos últimos dois anos, Kajetan Kajetanowicz encabeça a lista de inscritos no ERC mas ainda irá anunciar o seu programa para 2017.

 

A lista de inscritos para a edição de 2017 do Azores Airlines Rallye, no que concerne ao FIA ERC, pode ser consultada aqui.

 

 

Açores 24Horas / Azores Airlines Rallye (azoresrallye.com)

Download PDF



22 de Março de 2017


raly isidroA novíssima Lagoa Stage, prova especial de abertura da 52.ª edição do Rali dos Açores, o Azores Airlines Rallye de 2017, será transmitida em direto através do canal do Youtube do evento, disponível em www.youtube.com/azoresrallyelive.

A prova a realizar nos arruamentos do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel foi utilizada pela primeira vez, em rali, em Julho passado aquando da realização de uma prova pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores com a promessa que iria fazer parte do itinerário da edição deste ano do Azores Airlines Rallye.

Esta especial permitirá aos concorrentes experimentar as sensações de uma prova mista de terra e asfalto, num género de mostra do que podem esperar pilotos e máquinas durante os três longos dias de rali.

A Lagoa Stage é disputada na próxima quinta-feira, 30 de março, pelas 15:21 (hora local) e conta com uma extensão de 2,14 km, marcando a edição 2017 do Azores Airlines Rallye, que conta para o Campeonato FIA da Europa de Ralis, para o Campeonato Nacional de Ralis e Campeonato de Ralis dos Açores.

A organização do Azores Airlines Rallye  salienta que esta transmissão apenas é possível devido ao apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da sua Presidente, Cristina Calisto Decq Mota, e do NONAGON, permitindo aos entusiastas outra grande oportunidade de estar perto da prova, na impossibilidade de estarem presencialmente em São Miguel, no final do mês de março.

Para Cristina Calisto Decq Mota “é um marco histórico para o concelho”. “Não poderia estar mais satisfeita por ver o Lagoa Stage ser um dos momentos altos da maior prova regional de automobilismo e reconhecido que é o importante papel de projeção e promoção dos Açores do Azores Airlines rallye em termos turísticos e económicos”, por isso, “é com orgulho que vê a cidade de Lagoa a ser integrada neste circuito do desporto automobilístico e na prova rainha que tanto tem contribuído para a divulgação dos Açores”, disse.

 

 

Açores 24Horas/ Azores Airlines Rallye (azoresrallye.com) / Foto – Isidro Vieira

 

 

 

Download PDF




uefaO presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, rejeitou hoje a ideia da criação de uma Superliga europeia promovida pelos clubes mais poderosos, em alternativa à atual Liga dos Campeões de futebol, na sua passagem pelo congresso Football Talks.

Em declarações aos jornalistas após a sua intervenção na sessão de abertura da segunda edição do evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que decorre até sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, o líder da UEFA lembrou que o futebol tem de permanecer uma competição aberta e inclusiva para todos e não apenas sob o domínio de alguns.

“Tenho a certeza de que não haverá uma Superliga. Isso significaria uma guerra com a UEFA. Enquanto estiver na presidência, não haverá Superliga. Vai tudo continuar na mesma: formas de acesso e formato. Tem de ser um sonho para toda a gente chegar à Liga dos Campeões. Não pode ser uma competição fechada”, afirmou.

As palavras de Aleksander Ceferin foram ao encontro do seu discurso no congresso, no qual já tinha reiterado a importância do equilíbrio dentro da UEFA e a missão do organismo de “proteger o futebol”: “Não podemos permitir que a grandeza de alguns faça sombra a outros. Temos de garantir investimento e solidariedade”.

Todavia, o presidente do organismo que tutela o futebol europeu também admitiu que o equilíbrio é um ideal que nunca será plenamente alcançado, embora destaque o papel de instrumentos reguladores, como o ‘fair-play’ financeiro.

“Com o licenciamento e o ‘fair-play’ financeiro, estamos a fazer um trabalho razoável, a cuidar da sustentabilidade. É impossível desfazer o fosso por completo. Não podemos ignorar o facto de que os clubes das cinco principais ligas serem responsáveis por 85 por cento das receitas e receberem 60 por cento. Temos de ser diplomatas”, salientou.

Já sobre a crescente influência do mercado chinês no panorama do futebol, Aleksander Ceferin garantiu não ver as investidas milionárias dos clubes asiáticos como uma ameaça, mas sim um desafio a aproveitar.

“Temos de aproveitar isso. Deviam saber que o futebol europeu é o melhor do mundo. Já temos muito impacto. A Liga dos Campeões tem um interesse enorme fora da Europa. Mas é a nossa competição, é o nosso produto e assim vai continuar. Não me parece que essa vantagem possa desaparecer com o mercado chinês”, explicou.

A terminar, o presidente da UEFA teceu elogios a Portugal e à FPF, assumindo ter ficado “fascinado” com a vitória lusa no Euro2016 e com a Cidade do Futebol.

“Foi um grande ano para Portugal. Estão a fazer um grande trabalho. Em termos financeiros, fiquei surpreendido, porque o orçamento da FPF não é tão grande como o de outras federações que não têm este sucesso”, finalizou.

 

 

 

Lusa

Download PDF



14 de Março de 2017


corta-matoO jovem aluno açoriano Bruno Ávila, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, alcançou o 9.º lugar em Iniciados Masculinos, entre 174 participantes, com o tempo de 7m49s, na Fase Nacional do Corta-Mato Escolar, que decorreu em Torres Vedras, repetindo assim a honrosa classificação obtida nesta competição no ano passado.

Ainda neste escalão, Miguel Rocha, da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, obteve a segunda melhor classificação (28.º) entre os oito alunos açorianos em competição, com 8m16s.

Elena Furk, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, classificou-se em 64.º lugar, entre 192 alunas do escalão de Iniciados Femininos, com o registo de 7m44s, numa prova em que Margarida Garcia, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou na 71.ª posição, com 7m50s.

Em Juvenis Masculinos, numa prova que contou com 178 participantes, Diogo Ribeiro, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi 73.º classificado, com o tempo de 12m02s, enquanto Luís Bernardo, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, ficou na 108.ª posição, com 12m26s

No mesmo escalão, em femininos, Inês Gonzaga, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou em 89.º lugar, entre 182 participantes, com 10m16s, tendo Tatiana Melo, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, sido classificada no 104.º lugar, com 10m36s.

A representação açoriana, que integrou os professores Sandra Costa, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, e Hugo Parente, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, participou também de forma ativa nas iniciativas de animação promovidas pela organização da competição.

A Fase Nacional do Corta-Mato Escolar reuniu cerca de 1.200 alunos e professores das diferentes zonas do país, tendo os alunos açorianos representado, com mérito e espírito desportivo, a ‘sua’ escola, a ‘sua’ comunidade escolar, a ‘sua’ ilha e os ‘seus’ Açores, em mais um contributo do Desporto Escolar para o seu desenvolvimento global, na corrida para o sucesso.

Esta edição do Corta-Mato Escolar registou um total de 5.448 participações nos Açores, mais concretamente 4.089 na Fase de Escola, 1.259 na Fase de Ilha, 92 na Fase Regional e 8 na Fase Nacional, tendo sido representadas 42 escolas do arquipélago.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Download PDF



5 de Março de 2017


bruno carvalho foto lusaBruno Carvalho, líder da Lista B, foi este sábado reeleito presidente do Sporting, para os próximos quatro anos, ao vencer as eleições realizadas no sábado com 86,13 por cento dos votos.

Num ato eleitoral em que foi batido o recorde de votantes (18.755), Pedro Madeira Rodrigues, candidato à presidência pela Lista B, teve 9,49 por cento dos votos, segundo confirmou à Agência Lusa fonte de uma das candidaturas.

Para a Assembleia Geral, a Lista B venceu com 82,49 por centro, contra 10,6 da Lista A,

A 23 de março de 2013, Bruno de Carvalho, atualmente com 45 anos, tinha-se tornado o 42.º presidente, sucedendo ao demissionário Luiz Godinho Lopes, que o tinha derrotado dois anos antes, batendo os outros dois candidatos – José Couceiro e Carlos Severino -, ao recolher mais de 50% dos votos.

 

 

Lusa

Foto – Lusa

 

Download PDF



2 de Março de 2017


IMG_4371clif redbullA segunda etapa do Red Bull Cliff Diving World Series vai realizar-se no ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores, entre 08 e 09 de Julho de 2017.

Segundo uma nota da organização, a etapa açoriana, única portuguesa desta competição de saltos para a água de grande altura, será a segunda prova do calendário de 2017, depois da prova inaugural de 24 de junho, em Inis Mór, na Irlanda.

O ilhéu de Vila Franca do Campo, classificado como reserva natural, volta assim a receber, pelo sexto ano consecutivo, uma das etapas do Red Bull Cliff Diving World Series, depois da estreia em 2012.

No calendário deste ano estão previstas um total de seis etapas, entre Junho e Outubro, sendo que depois das provas irlandesa e portuguesa, os atletas fazem um périplo pela Itália, Estados Unidos da América, Bósnia e Herzegóvina e Chile.

A época de 2017 terá, pela primeira vez, participação masculina e feminina em todas as etapas.

O britânico Gary Hunt é até ao momento a maior referência deste desporto, tendo conquistado o sexto título mundial no ano passado.

Em femininos, Rhiannan Iffland é a actual campeã mundial desta modalidade de saltos para a água de grande altura.

 

 

Lusa

Download PDF



27 de Fevereiro de 2017


columbus trail runO Diretor Regional do Turismo destacou a importância de iniciativas como o ‘Colombus Trail Run’, salientando que confirmam o sentido da política de turismo de natureza ativo definida pelo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que tem vindo a ser concretizado pelo Governo dos Açores e pelos agentes privados do setor, enquanto elemento caraterizador e diferenciador deste destino.

Filipe Macedo falava em Santa Maria na entrega de prémios da segunda edição desta prova, que contou com cerca de uma centena e meia de atletas, dos quais cerca de 120 oriundos de fora da ilha, de 10 nacionalidades diferentes. 

O Diretor Regional salientou que esta é uma prova com elevado impacto económico na ilha de Santa Maria, assumindo grande relevância num contexto local e projetando-a a uma escala internacional.

“Estamos a falar do mês de fevereiro, numa época tradicionalmente baixa para o turismo nos Açores, com reflexos nas atividades das empresas que se dedicam à hotelaria, restauração e animação turística, pelo que é com muita satisfação que se verifica que Vila do Porto e a ilha de Santa Maria estão cheias de gente”, afirmou Filipe Macedo, destacando o ambiente vivido antes e depois da prova, importante para o tecido económico da ilha, enquanto iniciativa que permite atenuar a sazonalidade do setor.

Na sua intervenção, destacou ainda a capacidade que a organização do evento teve ao envolver a população mariense na prova, com mais de 150 voluntários, o que demonstra que o ‘Colombus Trail Run’ já é considerado pela sociedade mariense como a sua prova de Trail Run.

“É importante deixar o desafio às entidades privadas que atuam na área do turismo para que entendam estas, e outras provas, como um investimento de promoção dos Açores e de cada uma das entidades que gerem – nomeadamente os hoteleiros, a restauração e as empresas de animação turística – e que também possam, numa fase crescente de consolidação do turismo, contribuir de forma ativa para este projeto, que é de todos nós”, afirmou Filipe Macedo.

Download PDF



23 de Fevereiro de 2017


columbus trail runA ilha de Santa Maria recebe sábado, 25 de fevereiro, a segunda edição do Columbus Trail, uma prova de ‘trail running’ com a chancela Azores Trail Run e Açores – Certificado pela Natureza, onde são esperados mais de 140 atletas de 10 nacionalidades e que evoca a passagem do navegador Cristóvão Colombo por esta ilha.

A competição, organizada pelo Azores Trail Run em parceria com a Direção Regional do Turismo, divide-se em três provas, nomeadamente o Grande Trail (77 km), a Maratona (42 km) e a Meia-Maratona (22 km), sendo esta uma estreia em 2017.

Entre os atletas esperados em Santa Maria, destaque para os vencedores da última edição da Triangle Adventure que decorreu em outubro nas ilhas de Faial, Pico e São Jorge.

O francês Thibaut Baronian e a austríaca Sandra Koblmüller vão agora estrear-se nos trilhos marienses, bem diferentes da experiência que encontraram no Triângulo.

Nos trilhos de Santa Maria também estará o polaco Kamil Leśniak, vencedor do Trail Endurance Ilha Azul em 2016, principal percurso da prova mãe do Azores Trail Run, que volta a decorrer em maio, no Faial.

 

Entre os portugueses, destaque para a participação de Armando Teixeira, um dos melhores ultramaratonistas da Europa, vencedor da edição 2015 do Triangle Adventure.

De salientar também a presença da formação A.C.E. – Acabar com Estilo, equipa constituída pelo humorista Pedro Pacheco Fernandes, o chef Kiko Martins, o ator Miguel Costa e o músico Diogo Dias.

O Columbus Trail, que decorre em plena época baixa do turismo, tem um grande impacto na comunidade mariense, cuja população residente de pouco mais de 5.500 habitantes usufrui das vantagens inerentes à organização de uma prova desportiva deste género, consubstanciando-se como um palco privilegiado para o incentivo da modalidade.

Cada um dos três percursos do Columbus Trail reveste-se de particular beleza, sendo também desafiantes para os atletas pelas suas caraterísticas técnicas, uma vez que Santa Maria, por ser a ilha mais antiga dos Açores e pela sua geologia bastante peculiar, possui uma paisagem diferente do restante arquipélago, com um clima também particular.

A partida do Grand Trail e da Maratona terá lugar às 08h00, junto ao Forte de São Brás, em Vila do Porto, enquanto os atletas da Meia-Maratona partem às 14h00 da Ermida de Fátima, em São Pedro.

A primeira edição da prova, disputada no ano passado, contou com cerca de 80 participantes, tendo o austríaco Tom Wagner sido o primeiro no Grand Trail, enquanto o inglês Tom Owens venceu a prova de 42 km.

Download PDF



14 de Fevereiro de 2017


gala OEC 2017O OEC Motor Clube leva a cabo, esta quarta-feira (dia 15), a XI edição da Gala dos Desportos Motorizados da Ilha Terceira, evento que encerra a temporada desportiva 2016 para o emblema presidido por Olavo Esteves, que assim vai entregar todos os prémios referentes aos campeonatos e troféus que organizou.

Arranques Cup by RC Automóveis, Troféu Ilha Terceira Autocross, Ladies Rally Trophy by RC Automóveis, Troféu Perícias do Passado e Troféu Junior de Perícias, Além Mar Rali Challenge Açores e o Troféu OEC Motocross serão as competições que verão premiados os seus principais intervenientes e vencedores.

Serão ainda distinguidas 19 personalidades e entidades que se destacaram nos desportos motorizados, “desde praticantes a organizadores, passando pela comunicação social e pelas equipas”, explicou Olavo Esteves, que tem em marcha “um conjunto de projetos para a nova temporada, que brevemente serão apresentados”, referiu.

O OEC Motor Clube, entidade que gere o Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória, foi fundado em 2011 e tem sede na Praia da Vitória.

O evento tem lugar às 21h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

 

Açores 24Horas / Porto das Pipas PRESS

Download PDF



8 de Fevereiro de 2017


corta-matoA Fase Regional do Corta-Mato Escolar decorre sábado, 11 de fevereiro, no Parque Florestal de Santa Luzia, na ilha do Pico, com a participação de cerca de 130 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos.

Os atletas, de ambos os sexos, são oriundos das ilhas do Pico (90), S. Jorge (8), S. Miguel (8), Terceira (7), Graciosa (6), Faial (5), Flores (5), Corvo (3) e Santa Maria (2).

Pelo 12.º ano consecutivo, no contexto da associação do Desporto Escolar Açores ao ProSucesso, a Direção Regional do Desporto promove a realização do Corta-Mato Escolar, projeto que pretende, entre outros objetivos, aumentar a oferta de atividade física desportiva em meio escolar e apurar os representantes dos Açores no Corta-Mato Escolar Nacional, que se realizará a 10 e 11 de março, em Torres Vedras.

A competição decorre conjuntamente com o Corta-Mato associativo.

 

 

Açores 24Horas / GACS

Download PDF



5 de Fevereiro de 2017


O Benfica segurou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Nacional, por 3-0, em jogo da 20.ª jornada, um dia depois de o FC Porto ter passado provisoriamente para a frente.

No estádio da Luz, em Lisboa, o brasileiro Jonas, com um ‘bis’ (26 e 35 minutos), e o grego Mitroglou (81) marcaram os golos que recolocaram o tricampeão no caminho dos triunfos, após as derrotas com o Vitória de Setúbal (1-0), na jornada anterior, e com o Moreirense (3-1), na Taça da Liga.

Na classificação, os ‘encarnados’ passaram a somar 48 pontos repuseram a distância de um ponto para o FC Porto, segundo classificado, que na véspera consolidou a posição com a vitória por 2-1 no ‘clássico’ com o Sporting, terceiro, agora a 10 pontos do líder. Sem vencer há sete jornadas, o Nacional é penúltimo, com 13 pontos, tantos quanto o Tondela, lanterna-vermelha, com menos um jogo disputado.

 

Lusa

Download PDF



4 de Fevereiro de 2017


O FC Porto isolou-se hoje provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Sporting, por 2-1, graças a um ‘bis’ do estreante Soares no ‘clássico’ da 20.ª jornada.

No primeiro jogo pelo FC Porto, ao qual chegou em janeiro proveniente do Vitória de Guimarães, o avançado brasileiro inaugurou o marcador no Estádio do Dragão, aos 06 minutos, e voltou a bater Rui Patrício, aos 40. Na segunda parte, o argentino Alan Ruiz marcou para o Sporting, aos 60, mas não evitou a derrota dos ‘leões’, que perderam sete pontos nas últimas quatro jornadas

Com a quarta vitória seguida no campeonato, o FC Porto subiu à liderança, com 47 pontos, mais dois do que o Benfica, que recebe o Nacional no domingo, enquanto o Sporting segue no terceiro lugar, com 38 pontos.

 

Lusa

Download PDF



Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336