Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

21 de Maio de 2017


O Portimonense sagrou-se hoje campeão da II Liga de futebol ao vencer o Santa Clara por 2-1, com golos de Bruno Tabata e Paulinho, em jogo da 42.ª e última jornada.

O Portimonense, que já tinha assegurado a subida à I Liga a quatro jornadas do fim do campeonato, conseguiu arrecadar hoje o título de campeão, sendo a equipa mais eficaz num jogo em que inaugurou o marcador mesmo antes do intervalo (45+2) e ampliou a diferença no segundo tempo (54). O Santa Clara ‘salvou a honra’ através de um golo de Guilherme, aos 65 minutos.

O Portimonense chegou primeiro à baliza do Santa Clara através de um cruzamento de Manafá para Pires, que cabeceou por cima da baliza de Pedro Soares.

A resposta da formação açoriana surgiu cerca de cinco minutos depois, com João Reis na esquerda a disparar para a baliza de Carlos, que ‘voou’ para segurar o nulo no marcador.

A equipa algarvia foi obrigada a fazer uma substituição prematura devido à lesão de Fidélis, que deu lugar a Ewerton aos 19 minutos de jogo.

Aos 42 minutos, Berny Burque construiu a jogada na direita que culminou com um remate em arco ao segundo poste, mas a bola saiu por cima da trave da baliza de Carlos.

Nos dois minutos de descontos atribuídos na primeira parte pelo árbitro Tiago Martins, o Portimonense conseguiu chegar ao 1-0, num golo de Bruno Tabata com um remate rasteiro numa jogada confusa, depois de vários ressaltos ganhos pelos algarvios.

Aos 54 minutos, Paulinho ampliou o marcador para o Portimonense aproveitando um erro do Santa Clara. Vítor Silva adiantou demasiado a bola e acabou por isolar o jogador algarvio, que correu para a grande área e, na ‘cara’ de Pedro Soares, fez o 2-0.

Cerca de dez minutos depois, Vítor Silva ‘corrigiu’ o erro do lance do segundo golo do Portimonense e impediu a corrida de Paulinho isolado, após uma perda da bola de Ruben Saldanha.

Aos 65 minutos, a formação açoriana reduziu a vantagem para 2-1, através de um excelente lance dos dois jogadores que tinham acabado de entrar em campo, com Hugo Santos a cruzar para o cabeceamento certeiro de Guilherme.

Aos 86 minutos, o Santa Clara teve tudo para igualar o marcador, mas Pineda rematou à trava na sequência de um livre marcado por Hugo Santos.

Já passava dos 90 minutos, quando o árbitro Tiago Martins foi bastante criticado pelos adeptos e equipa açoriana por cortar uma jogada de ataque, com Guilherme a dirigir-se sozinho para a área, alegadamente por falta sobre Sarpong.

No final da partida os jogadores e equipa técnica do Portimonense fizeram a festa no relvado do Estádio de São Miguel com cerca de 30 adeptos que acompanharam a equipa aos Açores.

 

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

 

Santa Clara – Portimonense, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

1-0, Bruno Tabata, 45+2 minutos.

2-0, Paulinho,54.

2-1, Guilherme,65.

Equipas:

– Santa Clara: Pedro Soares, Rui Silva, Accioly, Vítor Alves (Joel, 84), João Reis, Osama Rashid (Guilherme, 56), Pacheco, Ruben Saldanha, Pineda, Berny Burque (Hugo Santos, 56) e Clemente.

(Suplentes: Rodolfo, João Dias, Diogo Santos, Telmo Castanheira, Hugo Santos, Guilherme e Joel Silva).

Treinador: Carlos Pinto.

Portimonense: Carlos, Zambujo, Ivo, Lucas, Sarpong, Pedro Sá, Fidelis (Ewerton, 19), Paulinho (Chidera, 84), Manafá (Buba, 73), Bruno Tabata e Pires.

(Suplentes: Ferreira, Ewerton, Gustavo, Chidera, Buba, Fabrício e Brendon).

Treinador: Vítor Oliveira.

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Silva (38), Ruben Saldanha (69), Accioly (75), Guilherme (77) e João Reis (90).

Assistência: 579 espetadores.

 

 

 

Lusa

Download PDF



16 de Maio de 2017


jogo ilhasOs Açores conquistaram o 2.º lugar na classificação geral dos XXI Jogos das Ilhas, que se disputaram na Martinica, com vitórias nas modalidades de Ténis de Mesa e Voleibol.

A representação açoriana, que integrava 76 atletas, conquistou ainda o 2.º lugar em Atletismo e o 3.º lugar em Futebol, Judo, Natação, Ténis e Vela.

Esta edição dos Jogos das Ilhas foi ganha pela Martinica, tendo a terceira posição do pódio sido ocupada pela Córsega, seguindo-se a Sicília, Guiana Francesa, Guadalupe, Baleares, Cabo Verde e Saint Martin.

No âmbito do espírito destes Jogos, merece destaque a ação de sensibilização desenvolvida pelo comité organizador local junto de algumas escolas e que teve como principal objetivo promover os Jogos das Ilhas, bem como proporcionar a troca de experiências entre os alunos de Martinica e a comitiva dos Açores.

O facto de os alunos de Martinica frequentarem aulas de Português possibilitou a ambas as partes a aquisição de novas aprendizagens, a partilha de cultura e a troca de vivências.

A próxima edição dos Jogos das Ilhas decorrem em maio de 2018, na Sicília.

Download PDF



13 de Maio de 2017


BENFICAO Benfica sagrou-se hoje, pela primeira vez na sua história, tetracampeão português de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

O argentino Franco Cervi (11 minutos), o mexicano Raúl Jiménez (16), o português Pizzi (37) e o brasileiro Jonas (44 e 67), o segundo de grande penalidade, marcaram os golos dos ‘encarnados’, que somaram o seu 36.º campeonato português.

Com este resultado, o Benfica passou a somar 81 pontos, que já não podem ser alcançados pelo perseguidor FC Porto, que tem 73 e menos um jogo, enquanto o Vitória de Guimarães, que interrompeu uma série de sete triunfos consecutivos, vai terminar a I Liga na quarta posição, para já com 62 pontos.

 

 

 

Lusa

Download PDF



12 de Maio de 2017


O Benfica anunciou hoje ter esgotado a lotação do Estádio da Luz, em Lisboa, para a receção ao Vitória de Guimarães, no sábado, da 33.ª jornada da I Liga de futebol, que pode consagrar os ‘encarnados’ tetracampeões nacionais.

 

“O Benfica informa que já não há bilhetes para o jogo com o Vitória de Guimarães”, refere o emblema das ‘águias’, no seu sítio oficial na Internet.

Esta época, o Benfica teve a sua maior assistência no ‘clássico’ com o FC Porto (1-1), da 27.ª jornada, com 63.323 espetadores, mais 11 do que na receção ao Sporting (2-1), da 13.ª ronda.

A maior enchente do novo Estádio da Luz, inaugurado em 2003, remonta à época de 2009/10 (65.467 adeptos), quando na última jornada da I Liga o Benfica bateu o Rio Ave por 2-1 e garantiu o título de campeão.

 

 

Lusa

Download PDF



7 de Maio de 2017


luis pimentel canarias foto Mario PereiraLuís Pimentel e Bruno Pimentel terminaram este sábado a edição de 2017 do Rally Islas Canárias, mantendo a liderança na competição reservada ao Agrupamento de Produção do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, ao volante de um Mitsubishi Lancer Exo X da Calm Competició.

Depois de vários anos de inatividade em ralis, a dupla regressou em grande este ano com a vitória no ERC2 no Azores Airlines Rallye, marcando agora presença nas ilhas Canárias para dilatar a sua liderança.

Para a equipa açoriana, o rali começou tal como esperavam, “sabendo que o tempo de paragem iria ditar a regra para o primeiro conjunto de provas especiais”. Começaram por ser os terceiros mais rápidos na primeira e segunda prova especial, perdendo algum tempo com a caixa de velocidades do Evo X a começar a falhar na terceira prova especial, San Mateo 2, e na quinta prova especial de classificação, Mirador de Artenada, ficaram apenas com a quinta velocidade, sendo impossível continuar dessa forma e daí a decisão de abandonar. Ainda assim, os quinze minutos adicionados ao tempo acumulado pela equipa açoriano iriam condicionar o resto do rali.

No ultimo dia de prova Luís e o Bruno começaram de forma cautelosa para ter a certeza que o problema da caixa de velocidades estava realmente ultrapassado. Com nada a perder para a tarde, a equipa decidiu forçar o ritmo e terminou as especiais com o terceiro melhor tempo entre os concorrentes ao ERC2.

A contar com a pontuação dos Açores e agora, com as das ilhas Canárias, Luís Pimentel e Bruno Pimentel mantêm a liderança na tabela de classificação do ERC2.

“Foi um grande rali, muito duro, mas um grande rali e uma árdua tarefa a completar. Sentimos que tudo ia pelo cano abaixo quando a caixa de velocidades do nosso carro começou a falhar, mas os nossos mecânicos substituíram a mesma no final do primeiro dia e depois das primeiras três provas especiais de sábado, começamos a ganhar novamente confiança com o carro. Desde essa altura e uma vez que recomeçamos em Rali 2, seria quase impossível tentar outro resultado que não o alcançado, pelo que estamos muito contentes por termos conseguido terminar e levar os nossos patrocinadores até à cerimónia de pódio” disse Luís Pimentel.

“Felizmente e graças ao esforço da nossa equipa e dos nossos patrocinadores, conseguimos manter-nos na liderança da classificação do ERC2 desta temporada e agora estamos a apontar a continuação do nosso programa desportivo e ir à Grécia para defendermos o nosso resultado. A procura por apoios para irmos à Grécia começa já esta segunda feira”, conclui o piloto.

O Campeonato FIA da Europa de Ralis continua na Grécia, com o Seajets Acropolis Rally, que acontece entre 2 e 4 de junho.

A equipa açoriana é apoiada pela Azores Airlines, pelo Turismo dos Açores, pela Let’s Rent-a-Car e pela LP Academy.

 

 

Açores 24Horas / NI / Foto: Mário Pereira/DecoRacing

Download PDF



6 de Maio de 2017


jogos das ilhasOs Açores participam com 76 atletas, entre os 12 e os 16 anos, nos XXI Jogos das Ilhas, que decorrem de 9 a 14 de maio, na ilha de Martinica.

A comitiva açoriana integra ainda 16 técnicos e dirigentes, além de três elementos da Direção Regional do Desporto.

Nesta competição, os Açores participam nas modalidades de Atletismo (masculino/feminino), Futebol (masculino), Judo (masculino/feminino), Natação (masculino/feminino), Ténis de Campo (masculino/feminino) Ténis de Mesa (masculino/feminino), Vela (masculino/feminino) e Voleibol (feminino).

Ginástica Artística (feminino), Karaté (masculino/feminino), Râguebi (masculino) e Triatlo (masculino/feminino) são as restantes modalidades que integram os Jogos das Ilhas 2017 que, além dos Açores, contam com a presença das Ilhas Baleares, Cabo Verde, Córsega, Guadalupe, Martinica, Sicília e Guiana.

Os Jogos das Ilhas têm como objetivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, que permita passar à juventude, através do desporto, uma mensagem desportiva fundamentada no ‘fair play’ e no respeito pelos outros, possibilitando também o encontro entre jovens de origens diferentes, mas que têm em comum a insularidade.

Esta competição, que se realiza de acordo com as regras internacionais, destina-se a jovens cuja situação desportiva tenha enquadramento das respetivas federações desportivas nacionais.

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Download PDF



2 de Maio de 2017


cartao_vermelhoMarco Gonçalves, o jogador do Canelas que agrediu o árbitro José Rodrigues, foi suspenso por quatro anos e cinco meses pela Comissão de Disciplina da Associação de Futebol do Porto, disse O jogador do Canelas 2010 só poderá regressar aos relvados quando tiver 28 anos. à agência Lusa fonte do organismo.

Segundo a mesma fonte, o jogador do Canelas foi alvo de três penalizações, uma mais pesada, de quatro anos de suspensão, por “ofensas corporais à equipa de arbitragem”, uma segunda, de três meses, por “ameaças, injúrias e ofensas à reputação”, e ainda uma terceira de dois meses, por “ofensas corporais graves a jogadores”.

A agressão a José Rodrigues, com uma joelhada, ocorreu há cerca de um mês, no jogo com o Rio Tinto, do campeonato da principal divisão distrital da Associação de Futebol do Porto.

Além da suspensão, Marco Gonçalves terá ainda de pagar uma indemnização ao árbitro José Rodrigues de 4.125 euros, e à AF Porto 20 por cento desse montante.

O Canelas 2010, por seu lado, foi sancionado com a pena de derrota no jogo com o Rio Tinto, a quem deverá pagar uma indemnização de 1.605 euros, a que acresce um pagamento à AF Porto de 20 por cento desse montante.

O clube de Vila Nova de Gaia foi ainda multado em mais 400 euros.

 

 

 

Lusa

Download PDF



22 de Abril de 2017


Benfica SportingO Benfica garantiu hoje a manutenção da liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar em casa do Sporting a um golo em jogo da 30.ª jornada.

 

Adrien Silva adiantou os ‘leões’ no marcador aos cinco minutos, na marcação de uma grande penalidade, mas o sueco Victor Lindelof empatou, aos 66, de livre direto.

Com este resultado, o Benfica passou a somar 72 pontos, mais quatro do que o FC Porto, que joga no domingo com o Feirense, e mais oito dos que o Sporting.

 

 

Lusa

Download PDF



5 de Abril de 2017


fernando gomes federação futebol LUSAO presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, foi hoje nomeado para uma das vice-presidências da UEFA pelo pelo líder do organismo, Aleksander Ceferin, disse hoje à agência Lusa o diretor de comunicação da entidade.

 

Segundo Pedro Pinto, Fernando Gomes vai integrar a “nova estrutura” do Comité Executivo, encabeçada por Alexander Ceferin, que terá um primeiro vice-presidente, que será o número dois do esloveno.

Fernando Gomes vai ser um dos outros quatro vice-presidentes da UEFA, ficando com “a pasta do relacionamento com os clubes, uma responsabilidade muito importante”.

Fernando Gomes, que apoiou a candidatura de Ceferin, nas eleições de 14 de setembro de 2016, para a sucessão ao francês Michel Platini, integra o Comité Executivo da UEFA desde março de 2015, quando foi o líder federativo mais votado, para um mandato de quatro anos, com 48 votos em 54.

Na altura, Gomes, eleito presidente da FPF em 2011, tornou-se no quarto português a integrar o Comité Executivo do organismo, depois de Cazal-Ribeiro, eleito em 1968, Silva Resende, em 1984, e Gilberto Madaíl, em 2007.

 

 

Lusa / Foto : Lusa

Download PDF



1 de Abril de 2017


golo futebolO Benfica e o FC Porto empataram hoje a um golo, em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com os ‘encarnados’ a manterem um ponto de avanço no topo da classificação.

 

O brasileiro Jonas inaugurou o marcador aos sete minutos, na marcação de grande penalidade, mas o uruguaio Maxi Pereira, ex-jogador dos ‘encarnados’, empatou aos 49.

Com este resultado, o Benfica soma 65 pontos, mais um do que o FC Porto.

 

 

Lusa

Download PDF




Bruno magalhaes francisco granadeiroBruno Magalhães foi o grande vencedor da 52ª edição do Azores Airlines Rallye, depois de ter deixado na estrada  Alexey Lukyanuk, o piloto russo que partiu para o último dia na liderança e Ricardo Moura, campeão da prova no ano passado, que se viram forçados a abandonar o rali por avaria mecânica, o que baralhou até ao fim os lugares do pódio. Esta é a terceira vitória do piloto português nesta prova, tendo vencido o “SATA” em 2010 e 2008 e 2010.

O segundo lugar do pódio, do Azores Airlines Rallye, que este ano marcou o arranque do Campeonato da Europa de Ralis foi ocupado por Marijan Griebel seguido de Josh Moffett em terceiro da geral.

Destaque para a vitória de Luís Pimentel ( Licas) na categoria ERC2 (Grupo N), ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo 9, o regresso “em grande” do piloto aos ralis.

 

 

Açores 24Horas / Foto : Francisco Granadeiro

Download PDF



28 de Março de 2017


selecaoA seleção portuguesa de futebol perdeu hoje 3-2 com a congénere da Suécia, em jogo particular disputado no Funchal, no qual Cristiano Ronaldo marcou um golo no seu regresso à Madeira.

 

O internacional português, figura central neste embate disputado no estádio dos Barreiros, anotou o primeiro golo da partida, aos 18 minutos, tendo o segundo golo luso sido marcado pelo guarda-redes sueco Karl Johann Johnsson, que desviou a bola para a sua baliza.

Numa altura em que Portugal já tinha procedido a muitas alterações – Cristiano Ronaldo saiu aos 58 minutos -, a Suécia foi acreditando que podia virar o resultado e, com um ‘bis’ de Claesson, aos 57 e 76 minutos, e um autogolo de João Cancelo, aos 90+3, chegou mesmo à vitória.

 

 

Lusa

Download PDF



27 de Março de 2017


slecao1A seleção portuguesa de futebol foi hoje recebida em euforia na Madeira, onde, na terça-feira, defronta a Suécia em jogo particular, e fez questão de mostrar a taça de campeões europeus conquistada no ano passado, em França.

O avião que transportava a comitiva lusa aterrou no Funchal pouco depois das 19:00 e no aeroporto, que brevemente terá o nome de Cristiano Ronaldo, estavam à espera cerca de 500 pessoas, que ocuparam quase por completo as varandas de observação da pista.

Cristiano Ronaldo e Pepe transportaram a troféu alcançado no Euro2016 enquanto saiam do avião e se dirigiram para a zona VIP do aeroporto, em que tinha um autocarro à espera.

Já perto das 20:00, a seleção nacional chegou ao hotel em que vai ficar instalada na chamada zona turística do Funchal e, no local, tinha cerca de 250 adeptos à espera, muitos vestidos a rigor com a camisola das ‘quinas’, quase todas com o ‘7’ de Cristiano Ronaldo.

Grande parte crianças e jovens adolescentes, e também alguns turistas curiosos, os presentes aplaudiram os jogadores lusos, sobretudo Cristiano Ronaldo e Pepe, que viveu muitos anos na Madeira e representou o Marítimo.

Enquanto os adeptos entoavam pelos campeões da Europa, Ronaldo saiu do autocarro e acenou timidamente para os adeptos, até entrar na unidade hoteleira.

O selecionador Fernando Santos foi o primeiro a descer do autocarro e foi igualmente acarinhado pelos madeirenses.

Portugal defronta na terça-feira a Suécia, no Estádio do Marítimo, naquele que será o primeiro jogo de Cristiano Ronaldo na Madeira com a camisola da seleção nacional. A formação lusa não faz um jogo na ilha desde 2001.

O encontro terá inicio às 19:45.

 

 

Lusa

Download PDF



25 de Março de 2017


selecaoA seleção portuguesa de futebol venceu hoje a Hungria por 3-0, em encontro da quinta jornada do Grupo B de apuramento para o Mundial de 2018, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

 

André Silva inaugurou o marcador, aos 32 minutos, passando a contar cinco golos em seis internacionalizações ‘AA’, e Cristiano Ronaldo apontou os outros dois, aos 36 e 65, para um total de 70, em 137 jogos pela equipa das ‘quinas’.

Na classificação do Grupo B, Portugal mantém-se a três pontos da Suíça, que recebeu e bateu a Letónia por 1-0 e soma por vitórias os cinco jogos disputados.

 

 

Lusa

Download PDF



24 de Março de 2017


golo futebolO presidente da FIFA, Gianni Infantino, deixou hoje em aberto a hipóteses de Portugal integrar a coorganização de um Mundial de futebol, frisando, porém, que nos próximos anos os países europeus não poderão candidatar-se.

 

“A minha melhor experiência foi no Euro2004, em Portugal, onde testemunhei a paixão vivida e foi absolutamente fantástico. Portugal, em conjunto com a Espanha, fez uma candidatura pelo Mundial 2018, mas para os próximos mundiais os países europeus não se poderão candidatar. Ainda assim, o futuro está em aberto para Portugal”, começou por dizer.

No encerramento da segunda edição do fórum ‘Football Talks’, o líder do organismo considerou que um Mundial realizado apenas em Portugal será complicado, salientando que a prova tem que ser bem ponderada.

“Portugal sozinho será muito difícil, mas temos as portas abertas para coorganizações. Temos que garantir que o Mundial é sustentável e que os estádios e edifícios a serem construídos sejam utilizados depois nos seus países”, justificou.

Por outro lado, Infantino não deixou de abordar a utilização do vídeo árbitro no Mundial2018, na Rússia, mostrando-se confiante para a sua utilização na prova e realçou o período de testes que ainda está em decurso.

“Eu espero que possamos usar o vídeo árbitro no Mundial. Estamos a testa-lo durante este ano e testaremos até ao fim do ano. Estou muito confiante pelos resultados que tenho visto até ao momento”, confessou.

Para Infantino, a tecnologia “não vai ajudar a resolver todos os problemas”, mas salienta o auxílio necessário para que “os árbitros não cometam erros graves”.

Por fim, o presidente da FIFA foi solicitado a fazer uma comparação entre Messi e Cristiano Ronaldo, apontando as diferenças, mas preferindo realçar o bom que trazem ao futebol.

“Penso que há grandes diferenças entre Messi e Cristiano. Eles têm diferentes estilos, são diferentes fisicamente e são ambos futebolistas extremamente incríveis. Num ano, um está melhor um bocadinho, no ano seguinte está o outro e tem sido assim nos últimos 10 anos. Oficialmente, o Cristiano é reconhecido como o melhor para a FIFA”, concluiu.

 

 

Lusa

Download PDF



23 de Março de 2017


rali 2017A edição de 2017 do Campeonato FIA da Europa de Ralis (FIA ERC) “irá começar de forma espetacular” depois do anúncio da lista oficial de inscritos do Azores Airlines Rallye, o evento de abertura de uma nova era do FIA ERC, incluindo novos formatos, novos pilotos e um compromisso renovado na revelação de novos pilotos que se pretendem que sejam os melhores do mundo no futuro.

Contando com vinte e oito carros R5 de topo inscritos, dez participações no ERC Junior U27 e nove inscritos no ERC Junior U28, um total de cinquenta e seis equipas irá alinhar à partida de mais uma edição da prova que se realiza na ilha de São Miguel, em pleno oceano Atlântico, entre 30 de março e 1 de abril.

Contando com 14 nacionalidades representadas, o lote de concorrentes demonstra um conjunto de vasta experiência, mas também de juventude, ansiosa para demonstrar o seu valor na totalidade das dezasseis provas especiais, que têm uma extensão total de 210,20 km inseridas num cenário verdadeiramente deslumbrante e que irá gozar de grande mediatização online.

 

A lista de inscritos agora divulgada possui vários destaques, tais como:

* Peugeot Rally Academy: o regresso ao FIA ERC com dois carros

* Marijan Griebel: o campeão ERC Júnior procura o sucesso ao volante de um R5

* Alexey Lukyanuk: O fantástico piloto e um dos protagonistas de 2016 procura subir o momento em 2017

* Opel Motorsport: A formação inclui a piloto apoiada pela Red Bull, Tamara Molinaro

* ADAC Opel Rallye Junior Team: Jari Huttunen evolui através de programa prémio

* ACCR Czech Team: Uma equipa de três carros com apoio direto da federação checa

* Sports Racing Technologies: Nicolay Gryazin e Ralf Sirmacis entre as grandes promessas

* Castrol Ford Team Turkey: Inicio de uma grande participação com arranque nos Açores

* Ricardo Moura: O herói local e vencedor da edição de 2016 terá forte apoio dos entusiastas nacionais

* Concorrentes ao ERC2: Sergey Remennik e Zelindo Melegari apontados à vitória na classe

 

Outros pilotos inscritos incluem nomes como o de Chris Ingram, o destaque do ERC Junior de 2016, a vencedora do ERC Ladies, Catie Munnings, o ex-piloto de GTs, Albert von Thurn und Taxis, da Alemanha, o antigo campeão polaco, Lukasz Habaj, a jovem promessa irlandesa Josh Moffet, o sempre presente no ERC, David Botka, os concorrentes ao ERC U28, Tomasz Kasperczyk e Luís Miguel Rego e o experiente italiano Max Rendina. O campeão da Europa de Ralis nos últimos dois anos, Kajetan Kajetanowicz encabeça a lista de inscritos no ERC mas ainda irá anunciar o seu programa para 2017.

 

A lista de inscritos para a edição de 2017 do Azores Airlines Rallye, no que concerne ao FIA ERC, pode ser consultada aqui.

 

 

Açores 24Horas / Azores Airlines Rallye (azoresrallye.com)

Download PDF



22 de Março de 2017


raly isidroA novíssima Lagoa Stage, prova especial de abertura da 52.ª edição do Rali dos Açores, o Azores Airlines Rallye de 2017, será transmitida em direto através do canal do Youtube do evento, disponível em www.youtube.com/azoresrallyelive.

A prova a realizar nos arruamentos do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel foi utilizada pela primeira vez, em rali, em Julho passado aquando da realização de uma prova pontuável para o Campeonato de Ralis dos Açores com a promessa que iria fazer parte do itinerário da edição deste ano do Azores Airlines Rallye.

Esta especial permitirá aos concorrentes experimentar as sensações de uma prova mista de terra e asfalto, num género de mostra do que podem esperar pilotos e máquinas durante os três longos dias de rali.

A Lagoa Stage é disputada na próxima quinta-feira, 30 de março, pelas 15:21 (hora local) e conta com uma extensão de 2,14 km, marcando a edição 2017 do Azores Airlines Rallye, que conta para o Campeonato FIA da Europa de Ralis, para o Campeonato Nacional de Ralis e Campeonato de Ralis dos Açores.

A organização do Azores Airlines Rallye  salienta que esta transmissão apenas é possível devido ao apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da sua Presidente, Cristina Calisto Decq Mota, e do NONAGON, permitindo aos entusiastas outra grande oportunidade de estar perto da prova, na impossibilidade de estarem presencialmente em São Miguel, no final do mês de março.

Para Cristina Calisto Decq Mota “é um marco histórico para o concelho”. “Não poderia estar mais satisfeita por ver o Lagoa Stage ser um dos momentos altos da maior prova regional de automobilismo e reconhecido que é o importante papel de projeção e promoção dos Açores do Azores Airlines rallye em termos turísticos e económicos”, por isso, “é com orgulho que vê a cidade de Lagoa a ser integrada neste circuito do desporto automobilístico e na prova rainha que tanto tem contribuído para a divulgação dos Açores”, disse.

 

 

Açores 24Horas/ Azores Airlines Rallye (azoresrallye.com) / Foto – Isidro Vieira

 

 

 

Download PDF




uefaO presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, rejeitou hoje a ideia da criação de uma Superliga europeia promovida pelos clubes mais poderosos, em alternativa à atual Liga dos Campeões de futebol, na sua passagem pelo congresso Football Talks.

Em declarações aos jornalistas após a sua intervenção na sessão de abertura da segunda edição do evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que decorre até sexta-feira no Centro de Congressos do Estoril, o líder da UEFA lembrou que o futebol tem de permanecer uma competição aberta e inclusiva para todos e não apenas sob o domínio de alguns.

“Tenho a certeza de que não haverá uma Superliga. Isso significaria uma guerra com a UEFA. Enquanto estiver na presidência, não haverá Superliga. Vai tudo continuar na mesma: formas de acesso e formato. Tem de ser um sonho para toda a gente chegar à Liga dos Campeões. Não pode ser uma competição fechada”, afirmou.

As palavras de Aleksander Ceferin foram ao encontro do seu discurso no congresso, no qual já tinha reiterado a importância do equilíbrio dentro da UEFA e a missão do organismo de “proteger o futebol”: “Não podemos permitir que a grandeza de alguns faça sombra a outros. Temos de garantir investimento e solidariedade”.

Todavia, o presidente do organismo que tutela o futebol europeu também admitiu que o equilíbrio é um ideal que nunca será plenamente alcançado, embora destaque o papel de instrumentos reguladores, como o ‘fair-play’ financeiro.

“Com o licenciamento e o ‘fair-play’ financeiro, estamos a fazer um trabalho razoável, a cuidar da sustentabilidade. É impossível desfazer o fosso por completo. Não podemos ignorar o facto de que os clubes das cinco principais ligas serem responsáveis por 85 por cento das receitas e receberem 60 por cento. Temos de ser diplomatas”, salientou.

Já sobre a crescente influência do mercado chinês no panorama do futebol, Aleksander Ceferin garantiu não ver as investidas milionárias dos clubes asiáticos como uma ameaça, mas sim um desafio a aproveitar.

“Temos de aproveitar isso. Deviam saber que o futebol europeu é o melhor do mundo. Já temos muito impacto. A Liga dos Campeões tem um interesse enorme fora da Europa. Mas é a nossa competição, é o nosso produto e assim vai continuar. Não me parece que essa vantagem possa desaparecer com o mercado chinês”, explicou.

A terminar, o presidente da UEFA teceu elogios a Portugal e à FPF, assumindo ter ficado “fascinado” com a vitória lusa no Euro2016 e com a Cidade do Futebol.

“Foi um grande ano para Portugal. Estão a fazer um grande trabalho. Em termos financeiros, fiquei surpreendido, porque o orçamento da FPF não é tão grande como o de outras federações que não têm este sucesso”, finalizou.

 

 

 

Lusa

Download PDF



14 de Março de 2017


corta-matoO jovem aluno açoriano Bruno Ávila, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, alcançou o 9.º lugar em Iniciados Masculinos, entre 174 participantes, com o tempo de 7m49s, na Fase Nacional do Corta-Mato Escolar, que decorreu em Torres Vedras, repetindo assim a honrosa classificação obtida nesta competição no ano passado.

Ainda neste escalão, Miguel Rocha, da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, obteve a segunda melhor classificação (28.º) entre os oito alunos açorianos em competição, com 8m16s.

Elena Furk, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, classificou-se em 64.º lugar, entre 192 alunas do escalão de Iniciados Femininos, com o registo de 7m44s, numa prova em que Margarida Garcia, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou na 71.ª posição, com 7m50s.

Em Juvenis Masculinos, numa prova que contou com 178 participantes, Diogo Ribeiro, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi 73.º classificado, com o tempo de 12m02s, enquanto Luís Bernardo, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, ficou na 108.ª posição, com 12m26s

No mesmo escalão, em femininos, Inês Gonzaga, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou em 89.º lugar, entre 182 participantes, com 10m16s, tendo Tatiana Melo, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, sido classificada no 104.º lugar, com 10m36s.

A representação açoriana, que integrou os professores Sandra Costa, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, e Hugo Parente, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, participou também de forma ativa nas iniciativas de animação promovidas pela organização da competição.

A Fase Nacional do Corta-Mato Escolar reuniu cerca de 1.200 alunos e professores das diferentes zonas do país, tendo os alunos açorianos representado, com mérito e espírito desportivo, a ‘sua’ escola, a ‘sua’ comunidade escolar, a ‘sua’ ilha e os ‘seus’ Açores, em mais um contributo do Desporto Escolar para o seu desenvolvimento global, na corrida para o sucesso.

Esta edição do Corta-Mato Escolar registou um total de 5.448 participações nos Açores, mais concretamente 4.089 na Fase de Escola, 1.259 na Fase de Ilha, 92 na Fase Regional e 8 na Fase Nacional, tendo sido representadas 42 escolas do arquipélago.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Download PDF



5 de Março de 2017


bruno carvalho foto lusaBruno Carvalho, líder da Lista B, foi este sábado reeleito presidente do Sporting, para os próximos quatro anos, ao vencer as eleições realizadas no sábado com 86,13 por cento dos votos.

Num ato eleitoral em que foi batido o recorde de votantes (18.755), Pedro Madeira Rodrigues, candidato à presidência pela Lista B, teve 9,49 por cento dos votos, segundo confirmou à Agência Lusa fonte de uma das candidaturas.

Para a Assembleia Geral, a Lista B venceu com 82,49 por centro, contra 10,6 da Lista A,

A 23 de março de 2013, Bruno de Carvalho, atualmente com 45 anos, tinha-se tornado o 42.º presidente, sucedendo ao demissionário Luiz Godinho Lopes, que o tinha derrotado dois anos antes, batendo os outros dois candidatos – José Couceiro e Carlos Severino -, ao recolher mais de 50% dos votos.

 

 

Lusa

Foto – Lusa

 

Download PDF



Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336