Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

8 de Maio de 2017


A Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira promove quinta-feira, 11 de maio, em Angra do Heroísmo, a realização de um workshop intitulado “Empreendedorismo de Base Tecnológica: Valoração do Conhecimento”, que visa sensibilizar as comunidades científica e académica para o conceito de empreendedorismo e o processo de incubação de empresas.

Esta iniciativa, inicialmente marcada para 12 de maio, pretende promover o empreendedorismo de base tecnológica e a inovação, como vias para o rejuvenescimento do tecido empresarial dos Açores, e incentivar a competitividade das empresas regionais, através da diversificação de produtos e serviços e da valorização dos recursos endógenos.

Dar a conhecer as áreas de ação do futuro TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, nomeadamente as indústrias culturais e criativas associadas à área tecnológica, é também um dos objetivos deste evento, em que participam ‘start-ups’ nacionais do setor da agricultura, nomeadamente a ‘Faarm’ e a ‘Trigger Systems’, e da área agroalimentar, a ‘Doctor Gummy’.

Este evento conta também com a presença da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), que abordará as políticas e incentivos regionais para o empreendedorismo.

A iniciativa, que terá lugar na Faculdade de Ciências Agrárias e Ambiente da Universidade dos Açores, pelas 14h00, é especialmente dirigida a estudantes do ensino superior e investigadores da academia açoriana, devendo os interessados inscrever-se através de um formulário online disponível no endereço eletrónico https://docs.google.com/forms/d/1eJ-RWO1Aeb2jZgS9w8zQnFNcwX1o0W0IawPtcGpq1qA/edit  ou do email geral@terinovazores.pt.

 

Download PDF



2 de Maio de 2017


pizza lenhaO Museu Carlos Machado com o apoio da sua equipa do Património Cultural Imaterial, promove domingo, 7 de maio, nas Sete Cidades, a realização de um Ateliê de Confeção de Pizzas em Forno de Lenha, orientada pelo chefe Biagio Volandri Verdolini.

A iniciativa, que decorre a partir das 10H30 na Loja da Ecoatlântida, está aberta a todos os interessados, mas obriga a inscrição prévia, que deverá ser feita através do telefone 296 202 930.

Nas Sete Cidades, a maioria das casas ainda possui fornos de lenha e muitas famílias ainda os utilizam no seu dia a dia para cozinhar e aquecer a casa.

A partir do projeto “Sete Cidades – Para Além da Paisagem”, a equipa do Património Cultural Imaterial do Museu Carlos Machado tem promovido a reativação e a continuidade do uso  dos fornos de lenha.

Neste âmbito, já promoveu a realização de dois ateliês de confeção de pão caseiro e outros dois de confeção de pizza.

Biagio Volandri Verdolini, nasceu em Itália, mas vive atualmente em Ponta Delgada, tendo como principal atividade profissional a de chefe de cozinha, além de colaborar como formador em ateliês de cozinha italiana, introduzindo curiosos e profissionais nesta refinada arte milenária.

 

 

Açores 24Horas

Download PDF



29 de Abril de 2017


escolaA Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, de 4 a 27 de maio, a realização de um Curso de Português, orientado por Sandra Novo, dirigido a estrangeiros residentes nos Açores.

Este curso está dividido em três níveis, decorrendo o nível inicial às quintas-feiras pelas 18h30, enquanto o nível intermédio terá lugar também às quintas-feiras, mas pelas 19h30, e o nível avançado decorrerá aos sábados, pelas 14h30.

Os interessados podem inscrever-se na Biblioteca, na rua Walter Bensaúde, ou enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido para o email bpar.horta.info@azores.gov.pt.

Download PDF



17 de Abril de 2017


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove sábado, 22 de abril, pelas 17h00, a realização do primeiro encontro da Semana do Jovem “Escolher não dói”.

Este encontro, subordinado ao tema “O que queres ser quando fores grande?”, conta com a participação de Avelino Ormonde, Maurício Nunes, Nuno Barroso e Susana Cunha, profissionais de quatro áreas distintas.

Moderados por Carlos Severino, estes quatro profissionais vão mostrar o percurso que fizeram até à realização das suas vidas profissionais, apresentando aos jovens os passos a dar até à escolha do caminho certo no sentido da sua vocação principal.

Avelino Ormonde é proprietário da empresa Biofontinhas, no concelho da Praia da Vitória, que produz alimentos de elevado valor nutritivo, mais equilibrados, sem resíduos prejudiciais e mais saudáveis.

Maurício Nunes, licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior Ciências da Saúde – Sul e graduado em Implantologia e Reabilitação Oral pelo European School of Oral Rehabilitation Implantology and Biomaterials, em colaboração com a New York University College of Dentistry, possui prática de clínica privada nas áreas de cirurgia e reabilitação oral, sendo responsável pelos departamentos de Cirurgia e Prostodontia.

Nuno Tito de Sousa Barroso, licenciado em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, foi campeão nacional júnior em basquetebol pelo Sport Algés e Dafundo, jogou no Sport Club Lusitânia e é treinador de basquetebol de nível III, tendo sido campeão nacional da 2.ª divisão masculina pelo Terceira Basket Club.

Ainda nesta modalidade, foi treinador principal da Liga Portuguesa de Basquetebol pelo Sport Club Lusitânia, tendo atingido por duas vezes a meia-final do apuramento do campeão nacional, e exerceu o cargo de Diretor Técnico Regional da Associação de Basquetebol da ilha Terceira, tendo iniciado há cerca de dois anos a atividade empresarial, com a abertura de um café/restaurante.

Susana Cunha, licenciada em Arquitetura e Design de Interiores, criou na empresa Susiarte um ateliê de arquitetura e design, desenvolvendo uma nova área de atividade nesta empresa.

Carlos Mesquita Severino, licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea e em Estudos Clássicos, trabalhou cinco anos em Timor-Leste como formador de professores timorenses e foi professor de Língua Portuguesa em instituições como a Polícia Nacional de Timor-Leste, Tribunal, Procuradoria e Universidade de Timor Lorosae.

Download PDF



30 de Março de 2017


arquipelago centro artes contemporaneoO Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove, nos próximos dias 5 e 6 de abril, a visita de Carolina Grau, curadora internacional, a ateliers de artistas açorianos.

A curadora convidada pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para desenvolver o projeto conceptual associado às Residências Artísticas “Terra Incógnita” e “SALUTEM: à tua saúde” vai estar em São Miguel para acompanhar o trabalho dos cinco artistas em residência.

Aproveitando a vinda de Carolina Grau à ilha de São Miguel, e tendo em vista o apoio à internacionalização da arte contemporânea açoriana, a referida curadora internacional estará em contacto com alguns artistas açorianos para que possa conhecer o trabalho desenvolvido e, dessa forma, inteirar-se da produção artística realizada neste território, tendo agendadas visitas aos ateliers de Nina Medeiros, de Maria José Cavaco, de Catarina Branco e ao atelier do artista Ricardo Lalanda.

Carolina Grau é formada em História de Arte, pela Universidade de Barcelona, e com mestrado em Gestão de Museus e Galerias, pela Bussiness School of City University, Londres. Foi curadora de várias exposições em Lisboa, Londres, São Paulo, Vigo, San Sebastián, La Coruna, Madrid e Paris. Além de vários textos publicados, foi ainda cofundadora e cocuradora da I Bienal of Jafre (2003) e da VII Bienal of Jafre (2015).

Outro projeto que conta com a curadoria de Carolina Grau é a exposição “Tempo Líquido – Um diálogo de vídeos das coleções Maria & Armando Cabral Collection e Cal Cego. Colección de Arte Contemporáneo, Barcelona”, que inaugura a 29 de abril e ficará patente até ao dia 30 de julho, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

 

 

Açores 24Horas / Gacs

talholagoa1

Download PDF



28 de Fevereiro de 2017


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, prossegue sábado, 4 de março, entre as 15h00 e as 15h30, com as ‘Sessões para Bebés’, destinadas a crianças entre os 6 e os 24 meses, sob a orientação de Nisa Cabral.

Estas sessões pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo pais e filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar.

Para esse efeito, são utilizados objetos simples e do quotidiano, bem como sons, música, fantoches e livros adequados a este público.

A participação nesta iniciativa obriga a inscrição prévia, que deve ser enviada para o email bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 3 de março.

A inscrição só será aceite após confirmação por parte da Biblioteca (via email ou presencial), estando a participação limitada a 10 bebés.

Download PDF



6 de Dezembro de 2016


cartazO Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove no próximo dia 9 de dezembro, sexta-feira, em Angra do Heroísmo, uma palestra subordinada ao tema “Humanização dos Cuidados em Oncologia: Olhares Multidisciplinares”, inserido nas comemorações dos 50 anos do NRA, e no mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado (dia 5 de dezembro).

A palestra, que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), pretende constituir um espaço de partilha e reflexão, junto da população, sobre a humanização dos cuidados em oncologia ao nível da solidariedade, da espiritualidade e do voluntariado.

A comemoração dos 50 anos do NRA/LPCC pretende enfatizar a importância do papel do voluntariado no âmbito das várias estruturas organizacionais da sociedade bem como despertar a comunidade para iniciativas que integrem a solidariedade e enriqueçam a humanização dos cuidados em oncologia.

A palestra tem início às 18h00 com a sessão de abertura presidida pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores.

A primeira intervenção do encontro, marcada para as 18h15, sobre “A Liga Portuguesa Contra o Cancro nos cuidados em oncologia”, será exposta pela Secretária-Geral do NRA/LPCC, Mónica Martins.

De seguida intervém a Diretora Regional da Solidariedade Social, Marta Bulhões, que irá abordar o tema “Solidariedade na humanização dos cuidados em oncologia”.

O encontro de reflexão prosseguirá com a intervenção do representante do Seminário de Angra do Heroísmo, Padre Júlio Rocha, que irá falar da “Espiritualidade nos cuidados em oncologia”, terminando as intervenções com a exposição da Coordenadora Regional do Voluntariado do NRA/LPCC, Elvira Pimentel, sobre “Voluntariado na humanização dos cuidados em oncologia”.

Será aberto um período de discussão, sobre os temas expostos, moderado pela Tesoureira do NRA/LPCC, Humberta Augusto, e pela Delegada de São Miguel do NRA/LPCC, Ana Catarina Pimentel.

A comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional dos Açores, encerrará com um momento musical proporcionado por Duarte Dores na guitarra e Joana Pacheco na voz.

Download PDF



5 de Dezembro de 2016


Nos dias 7 e 8 de Dezembro , Ponta Delgada recebe a extensão do Arquiteturas Film Festival de 2016. 

Este evento, que decorreu em Lisboa de 12 a 16 de Outubro, chega agora à ilha de São Miguel, através de uma parceria de 4 entidades: Delegação Açores da Ordem dos Arquitetos, Cooperativa Cultural Mala, Teatro Micaelense e 9500 Cineclube.

Na 4.ª edição do “Arquiteturas”,  festival que surgiu em 2013 com  o lema “não há cinema sem arquiteturas”, serão apresentados filmes documentais, experimentais e de ficção, inspirados pela arquitetura, versando sobre os mais variados temas como a reabilitação dos velhos centros históricos, a gentrificação dos bairros turísticos; a construção de novos sentidos de comunidade, a privatização do espaço público, a emergência de novas formas de intervenção urbana, etc.

Serão exibidos os filmes premiados no festival, que contarão ainda com a apresentação de Vera Beltrão, diretora de produção do “Arquiteturas” .

Após o final de cada sessão um painel de comentadores constituídos por profissionais de diferentes áreas (arquitetura, gestão cultural, sociologia, jornalismo, etc.) irão apresentar a sua perspetiva sobre os filmes , animando o debate.

No dia 7 , às 21h30,  serão exibidos 3 filmes. “Penumbria” de Eduardo Brito, galardoado com o prémio de  melhor filme português,  contando com música de Joana Gama, pianista que atuou , no Teatro Micaelense, no passado mês de Maio. 

A curta-metragem conta-nos a história de um lugar inabitável. “Casa ou A Máquina de Habitar” de Catarina Romano,  curta-metragem de animação, vencedora ex-aequo do prémio do público,  fala-nos daimportância do espaço da casa para o individuo . 

O grande destaque desta sessão do dia 7 de Dezembro vai para “Em breve estarás aqui”, uma coprodução holandesa e portuguesa, realizada pelo italiano Fabio Petronilli, vencedora ex-aequo do prémio do público. Este documentário fala-nos dos prós e contras do turismo massivo em Lisboa, mais propriamente dos investimentos que começam a surgir no bairro da Mouraria e as suas consequências.A exibição do filme irá com certeza suscitar um grande debate, tendo em conta o recente boom do turismo na Região e as expectativas de vários sectores da sociedade em relação à sustentabilidade desta atividade, no arquipélago.

No dia 8 de Dezembro, a sessão, que se realizará também às 21h30, terá início com a exibição do prémio Novos Talentos, atribuído à curta alemã, DGLR de Antje Buchholz.  Seguir-se-á a curta portuguesa, vencedora do prémio de melhor filme experimental, “Cais” de Marta Covita.

A finalizar, será exibido o filme vencedor do prémio de melhor filme internacional, que coube ao documentário de Sattel Volker,  “A Cúpula”. Retrata uma casa sem paredes de suporte desenhada pelo arquitecto Dante Bini. Uma arrojada cúpula de betão, um espaço aberto – no seio das bizarras formações rochosas de uma acidentada costa de granito avermelhado, em Costa Paradiso, na Sardenha. A casa pertencia à atriz Monica Vitti e ao realizador Michelangelo Antonioni.

Os bilhetes para cada sessão têm um preço de €3,50 e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Micaelense e em Bilheteira Online. As sessões são às 21h30.

Download PDF



2 de Dezembro de 2016


cartazO Aquafit – Health & Fitness Club” irá promover no próximo dia 10 de dezembro, sábado, um evento desportivo pelas ruas da Lagoa.

Intitulado “À procura do Pai Natal”, esse evento consistirá numa caminhada, intercalada com várias atividades desportivas surpresa, a realizar em diferentes pontos da cidade, nomeadamente a Praça Nossa Senhora do Rosário, o Polidesportivo do Rosário e o Polidesportivo da Atalhada.

A concentração está marcada para as 10h00, no Aquafit (Piscina Municipal de Lagoa), e a participação é livre, solicitando-se apenas que cada participante se faça acompanhar de equipamento desportivo e boa disposição.

Download PDF



1 de Dezembro de 2016


O Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 3 de dezembro, a realização de um ateliê de Natal intitulado “Pé ante Pé”, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00.

Neste atelier, orientado pela artesã Maria do Carmo Lima, as crianças, jovens e adultos são convidados a costurar botas natalícias e a decorarem-nas de acordo com o espírito da quadra, invocando a lenda de S. Nicolau, bispo turco a quem se atribui a tradição de pendurar meias à lareira para que nelas sejam depositados presentes. 

A iniciativa decorre no âmbito de uma colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) que já permitiu trazer ao Museu de Angra do Heroísmo artesãos das áreas da olaria, cerâmica, cestaria, tecelagem e bordados, de forma a promover a revitalização do artesanato açoriano e fomentar o gosto pelas manualidades. 

A frequência deste ateliê é gratuita, mas está limitada a 12 participantes, devendo a inscrição ser feita através do telefone 295 240 800 ou do emailmuseu.angra.agenda@azores.gov.pt.

Download PDF



29 de Novembro de 2016


foto-arquipelagoO Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove, até 8 de janeiro, uma Open Call nacional para a residência artística “SALUTEM: à tua Saúde”, numa parceria com o Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Esta residência artística, aberta a dois artistas nacionais que vão residir três meses na ilha de São Miguel no próximo ano, a trabalhar entre o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e o Hospital do Divino Espírito Santo, pretende cruzar as artes com a medicina, a ciência e o conhecimento, tendo como principal cenário a sociedade contemporânea, não esquecendo a realidade e a identidade do arquipélago dos Açores.

O objetivo é fazer do Centro de Artes Contemporâneas, conjuntamente com o HDES, um laboratório vivo de arte, criação, saúde e inovação.

Os artistas são desafiados, por isso, a interagir com uma equipa de profissionais de saúde e investigadores para a criação e desenvolvimento de um trabalho artístico, tendo como referências o contexto hospitalar, histórico, social, cultural, económico e geográfico dos Açores.

Esta atividade artística culmina, em junho de 2017, com uma exposição a realizar no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, com a curadoria de Carolina Grau. 

O júri, composto por Fátima Marques Pereira, diretora do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Carolina Grau, Francisco Melo Bento, médico cirurgião, Luís Melo, empresário na área das Tecnologias de Informação, e Luísa Mota Vieira, investigadora em Genética e Patologia Moleculares, anunciará os artistas selecionados para esta residência artística até 31 de janeiro.

Para mais informações, nomeadamente o regulamento e os formulários de inscrição, os interessados devem consultar o website do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt), no menu Residências Artísticas e Open Call.

Download PDF



12 de Outubro de 2016


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, em parceria com a Escola Básica e Integrada da Horta, promove, de 18 a 28 de outubro, a realização de uma Oficina de Banda Desenha, orientada por Tomás Melo.

Os interessados em participar devem contactar a Biblioteca na rua Walter Bensaúde, através do email bpar.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 550.

Download PDF




sopasO Centro Comunitário João Bosco Mota Amaral, na Vila de Água de Pau, na Lagoa, recebe pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas, evento que para além da diversidade de sopas confecionadas por diversos particulares e instituições, contará ainda com a atuação do Grupo de Cantares Vozes do Monte Santo e do Grupo Folclore Jovem Pauense.

O festival realiza-se no próximo dia 6 de novembro, a partir das 16h00 e a entrada tem o valor de 4,5€ por pessoa com direito a uma bebida.

Esta é uma organização da Associação Criativa e Promotora de Eventos Culturais “Os Quiridos” que se realiza com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Download PDF



23 de Fevereiro de 2016


A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai encerrar à circulação automóvel, a partir de segunda-feira, 29 de fevereiro, e por um período de 15 dias, devido às obras de reabilitação do pavimento do troço poente.

A obra obriga à interrupção da circulação viária na Rua Marques da Praia e Monforte e Rua Machado dos Santos, no troço compreendido entre o entroncamento com a Rua Comandante Jaime de Sousa, e no entroncamento com a Rua Manuel da Ponte, a partir do próximo dia 29 e por um prazo de 15 dias.

Por consequência, ficarão condicionadas a moradores e serviços locais, com circulação nos dois sentidos e interrupção de estacionamento, o troço sul da Rua Padre Mestre João José Amaral (antiga Travessa da Conceição) e Rua do Brum.

Tendo em conta a obra anunciada, o sentido de circulação na Rua Manuel da Ponte passará a fazer-se para sul – norte, ou seja, entre a Praça do Município e a Rua Machado dos Santos.

Download PDF



4 de Novembro de 2014


cuca rosetaA fadista Cuca Roseta desloca-se a Ponta Delgada para uma atuação única no Coliseu Micaelense a 21 de novembro, onde apresentará Raiz.

Neste segundo disco a artista dá um passo que serviu para se superar, com originais, música e letras próprias, vindas do fundo de si – “Da raiz da sua alma”, não sendo surpreendente por isso, que Raiz tenha sido recebido com tanto entusiasmo quer pelo público, quer pela crítica.

A realização deste evento resulta de um protocolo de cooperação entre a Caixa Geral de Depósitos e o Coliseu Micaelense, assinado hoje, e que segundo Ana Ponte, Diretora Comercial Particulares e Negócios da Região Açores Oriental, permite ao banco prosseguir a sua estratégia de responsabilidade social e de desenvolvimento económico e cultural das diferentes regiões de forma descentralizada.

Na ocasião o presidente do Conselho de Administração desta casa de espetáculos com 97 anos de História enalteceu o sentido de responsabilidade social e política de dinamização cultural das organizações, recordando que “só com o apoio das organizações é possível dinamizar uma casa como o Coliseu”, referiu José Medeiros.

Cuca Roseta sobe ao palco do Coliseu Micaelense às 21h30 do dia 21 de novembro, estando já os bilhetes para o concerto à venda na Bilheteira do Coliseu e na BilheteiraOnline, com preço a oscilar entre os 15€ e os 20€.

Download PDF



19 de Setembro de 2014


Foto: Pedro Catarino

Foto: Pedro Catarino

O escritor Rúben Pacheco Correia apresenta esta sexta-feira em Ponta Delgada o seu quarto livro, uma obra com prefácio da apresentadora de televisão Fátima Lopes, que revela a grande mensagem deste livro: ”o grande sentido da vida está no amor a nós próprios. Quando nos amamos verdadeiramente, nos aceitamos e nos queremos bem, a vida tem razão de ser e tem sentido”, disse Fátima sobre este que é o primeiro romance do jovem autor.

Apresentado em Lisboa no passado sábado, pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, “Deixa-me Amar-te” é agora apresentado em São Miguel, “pela mão” do Dr. Carlos Melo Bento.

Natural de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, Rúben, de 17 anos, foi recentemente recebido pelo Presidente da República de Portugal, como “símbolo de reconhecimento e apoio ao seu trabalho”, tendo também já sido recebido por Nuno Crato – ministro da Educação e Passos Coelho – primeiro-ministro.

Este novo trabalho do jovem já está disponível em todas as livrarias Bertrand’s do país e estará também à venda no seu lançamento esta sexta-feira às 19h00 no foyer do Coliseu Micaelense.

Download PDF



15 de Setembro de 2014


aureaConsiderada uma das melhores artistas portuguesas da atualidade, Aurea desloca-se a Ponta Delgada onde atuará no próximo sábado, dia 20 de setembro, no Coliseu Micaelense, subindo ao palco com o seu segundo trabalho discográfico “Soul Notes”.

“Soul Notes” é constituído exclusivamente por temas originais e segue a linha de composição do primeiro trabalho, apresentando um conjunto de canções intemporais que “prometem deliciar os amantes de música onde facilmente se identificarão, não fossem elas reflexo de episódios, vivências e emoções que inspiraram Aurea neste projeto”. 

O concerto que tem inicio pelas 21h30, terá  a participação especial da cantora açoriana Mariana Rocha e conta com o apoio exclusivo do BANIF, que renova pelo 10.º ano consecutivo a parceira estabelecida com o Coliseu Micaelense, no âmbito da política de responsabilidade social definida pelo Banif, que prevê a atribuição de patrocínios a projetos que concorram para o dinamismo da Região Autónoma dos Açores, em áreas tão diversas como a cultura, a educação e o desporto.

Os bilhetes estão à venda na Bilheteira do Coliseu Micaelense no seu normal horário de funcionamento e através da BilheteiraOnline.

Download PDF



2 de Julho de 2014


A Casa Manuel de Arriaga, na Horta, a realização de um concerto com o trio constituído por Maria Elena Biasini (flauta), Daniela Biasini (violino) e Gustaaf Robert van Manen (cravo). O espetáculo, intitulado “O Barroco tardio: o esplendor da música instrumental”, é um recital concebido pelos três intérpretes, cujo programa inclui algumas das mais belas obras do período Barroco, executadas em cópias e originais de instrumentos da época, nomeadamente uma flauta transversal, cópia do modelo de Rottenburgh, um violino barroco Neiner e um cravo, cópia do modelo de Joannes Daniel Dulcken.

O programa deste concerto, que terá início pelas 21h30, inclui obras de Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel, Carl Philipp Emanuel Bach e Johann Sebastian Bach. A flautista italiana Maria Elena Biasini possui o curso superior de flauta transversal, além de ser Mestre em Filologia dos textos musicais e dos textos literários medievais e modernos, sendo desde 1992 professora no Conservatório Regional da Horta.
 
Como instrumentista, realizou concertos em diferentes formações instrumentais orquestrais e de música de câmara, incluindo execuções de estreia de obras de música contemporânea de compositores italianos. Daniela Biasini, que reside desde 1993 nos Açores, onde é professora de violino no Conservatório Regional da Horta, frequentou o curso superior deste instrumento no seu país natal, a Itália, e ao longo da sua carreira já integrou cerca de uma dezena de diferentes formações instrumentais.
 
O holandês Gustaaf Robert van Manen estudou na Universidade de Amesterdão, onde se licenciou em Pedagogia da Música e Piano, e terminou o curso de bibliotecário em Utrecht, com especialização na área da Música.
 
A residir nos Açores desde 1980, foi professor de piano e órgão no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde fundou o Coro, e, mais tarde, lecionou diversas disciplinas no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, exercendo desde 1999 até à sua reforma as funções de Presidente do Conselho Executivo deste conservatório.
 
Realizou inúmeros concertos como pianista, organista e cravista, foi diretor musical na Capela Americana da Base das Lajes e é organista titular na Igreja do Colégio, em Angra do Heroísmo.

Download PDF



24 de Maio de 2014


Depois do sucesso registado com a peça “E a reforma que não chega!…”, o Coliseu Micaelense apresenta mais um bom exemplo de teatro de revista regional na segunda-feira, dia 26 de maio

Levada a cena pelo grupo de teatro Viagens no Tempo, com encenação de Armando Moreira, “As quatro Dolores dos Açores” permite uma viagem por várias ilhas num hilariante encontro entre quatro mulheres: a Dolores da Calheta, a Dolores de Agualva (Terceira), a Dolores Folia de Santa Maria e a Dolores cheia de dores do Faial.

Cada uma das personagens puxa a brasa às suas dores ao longo de uma viagem pela Região, onde a componente musical assume grande destaque. Bailinhos, marchas e outras expressões musicais alegres aliam-se a momentos excecionais e resultam num festival de boa disposição.

A estes ingredientes juntam-se sete atores, uma banda sonora com assinatura de Alfredo Gago da Câmara e um guarda-roupa preparado com rigor.

A Matiné do Emigrante é uma novidade na programação do Coliseu Micaelense e visa oferecer, para além da tradicional Festa do Emigrante realizada no passado dia 23 de maio, mais um momento de boa disposição aos emigrantes que nos visitam e às famílias micaelenses.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Bilheteira do Coliseu Micaelense no dia do espetáculo entre as 14h00 e as 16h30, pelo valor de 5€.

Download PDF



21 de Maio de 2014


Programa da Câmara Municipal de Ponta Delgada para as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

 

Exposição “Património Religioso de Ponta Delgada”

Patente de 14 a 31 de maio

Biblioteca Municipal Ernesto do Canto

10H00 – 18H30

 

Exposição “As Joias do Senhor” – Joalharia de Sofia Cabral Botelho

Patente de 16 de abril a 27 de junho

Hall dos Paços do Concelho

08H30 – 18H30

 

Exposição de Fotografia “Féstividades 13” – Concurso Fotográfico da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores com o apoio da Sociedade Coliseu Micaelense/Município de Ponta Delgada

Patente de 23 de maio a 19 de junho

Centro Municipal de Cultura

09H00 – 19H00 / sábados 11H00 – 19H00

 

Festa do Emigrante – Teatro de Revista “E a Reforma que não chega”

Sexta-feira, 23 de maio

21H30 -Coliseu Micaelense

Matiné do Emigrante – Teatro de Revista “As 4 Dolores dos Açores” (recriação das tradicionais matinés da História do Coliseu Micaelense dedicadas ao Teatro de Revista)

 

26 de maio – Feriado Municipal

 

11H30 – Cerimónia de Entrega Oficial do Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade – Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada

16H00 – Coliseu Micaelense – Matiné do Emigrante – Teatro de Revista: As 4 Dolores dos Açores

21H30-Concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada / Campo de São Francisco

Download PDF



Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336