Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

Classificação do Muro das Nove Janelas, em S. Miguel, entrou hoje na fase de audiência escrita

Regional AÇORES » 8 de Agosto de 2017


O processo da eventual classificação de interesse público do Muro das Nove Janelas, na freguesia de Santo António, concelho de Ponta Delgada, entrou hoje na fase de audiência escrita por parte dos interessados.

O prazo desta fase de audiência escrita é de 15 dias, de acordo com o anúncio publicado em Jornal Oficial, assinado pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e com os editais afixados na Câmara Municipal de Ponta Delgada e na Junta de Freguesia de Santo António.

Nesta fase, os interessados são convidados a participar, levantando ou acautelando questões com interesse para a tomada de decisão antes desta ser tomada, nas matérias de facto e de direito.

O Muro das Nove Janelas, assim conhecido em virtude dos seus nove arcos, cinco superiores e quatro inferiores, é considerado o maior e mais emblemático troço dos aquedutos da ilha de São Miguel.

Apesar do nome, existe ainda mais um arco, na base, que serve de passagem à água do vale.

Estes arcos, além da sua função de elevação, permitem a circulação do vento sem nenhum impedimento, condição essencial por se situarem em zonas de grande altitude e ventosas.

O traçado do Muro das Nove Janelas apresenta-se sobre a forma de 21 arcos de volta perfeita e contrafortes nos dois lados, um modo eficaz de garantir maior sustentabilidade à estrutura e, na parte superior, uma calha ou conduta de pedra, por onde a água circula, com uma extensão aproximada de 250 metros.

Este aqueduto, desativado por volta de 1888, foi mandado construir pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e destinava-se ao transporte das águas provenientes da Lagoa do Canário e das Lagoas Empadadas para a cidade de Ponta Delgada, numa extensão de mais de uma dezena de quilómetros.

Download PDF

Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336