Governo dos Açores reitera empenho em instalar AIR Center no arquipélago

mapa açores atlantico regiaoO Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reiterou, em Las Palmas, nas Canárias, “o empenho” do Governo dos Açores em instalar na Região o Atlantic International Research (AIR) Center, contribuindo para “o desenvolvimento da atividade científica” que se realiza no arquipélago.

Gui Menezes falava, terça-feira, no âmbito do I Encontro hispano-luso sobre o AIR Center que teve como objetivo dar a conhecer e reforçar a ligação entre os sistemas portugueses e espanhóis de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, associados aos objetivos da criação deste centro internacional de investigação.

Durante este encontro, foram apresentadas e debatidas as várias áreas científicas e tecnológicas nas quais a Espanha poderá potencialmente contribuir com infraestruturas e conhecimento, nomeadamente nas áreas do Espaço, Astronomia, Oceano e Alterações Climáticas, Observatórios Oceanográficos, Energias Marinhas e Supercomputação.

Do lado português, foram também apresentadas, por investigadores e instituições nacionais e regionais, algumas das infraestruturas e projetos a decorrer em Portugal e nos Açores que poderão igualmente contribuir para os objetivos do AIR Center, alguns dos quais contam já com parceiros canários.

Segundo o Secretário Regional, no final desta reunião “ficou claro o interesse de Espanha em contribuir para implementação do AIR Center”, referindo que este encontro “surgiu na sequência da reunião de alto nível que se realizou, em abril, na ilha Terceira”, a Atlantic Interactions, que contou com a participação de cerca de três dezenas de países.

Para além do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, neste Encontro hispano-luso sobre o AIR Center, estiveram presentes o responsável pela Estrutura de Missão para o Espaço dos Açores (EMA-Espaço) e o Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal, bem como vários investigadores portugueses e espanhóis e representantes de diversas instituições de investigação e universidades da península ibérica.

A reunião contou ainda com a presença de membros do governo de Espanha e das Canárias, nomeadamente a Delegada do Governo Espanhol na Comunidade Autónoma das Canárias, o Secretário Geral de Ciência e Inovação, bem como o Diretor da Agência Canária de Investigação, Inovação, e Sociedade da Informação.

 

 

Açores 24Horas / GACS

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here