Navio Mestre Simão encalha à entrada do cais da Madalena do Pico

mestre simãoacidenteO navio Mestre Simão, da Atlânticoline, que faz regularmente a travessia entre as ilha Faial, Pico e São Jorge, foi esta manha atirado pela ondulação para a zona das rochas à entrada do cais da Madalena, onde ficou encalhado, não sendo possível para já identificar a cauda do acidente.

Segundo as autoridade, os 61 passageiros a bordo foram já retirados, não havendo para além da comoção provocada pelo acontecimento feridos a registar, e aos quais foi prestado apoio médico por prevenção na zona do Porto da Madalena.

Locais dão conta de que o Mestre Simão já se encontra com água no interior, percebendo que se encontra já com o casco bastante danificado e a ré do navio já inundada.

O navio Mestre Simão regressou há dois dias de uma inspecção em doca seca.

Encontra-se já no local um rebocador da Portos dos Açores da Horta e o Navio Patrulha Oceânico da Marinha “Viana do Castelo”, para apoiar as operações, condicionadas pelas condições adversas do estado no mar, e onde a prioridade agora é a transfega do combustível que se encontra a bordo.

Durante as próximas horas, e possivelmente durante os próximos dias, serão desenvolvidas as ações necessárias para se verificar o estado de segurança da embarcação, colocação de barreiras de contenção para controlar potenciais situações de derrame de combustível e para se efetuar o desencalhe e reboque da embarcação “Mestre Simão”, cuja responsabilidade recairá agora no armador, a Atlanticoline.

As operações estão a ser coordenadas no local pela Autoridade Marítima, através do Capitão do Porto da Horta, em coordenação com Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e com o Centro de Comunicações dos Açores.

 

 

 

mestre simao acidente2mestre simao acidente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here