Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

Novas instalações são primeiro passo para serviço público de rádio e televisão concretizar todo o seu potencial, afirma Vasco Cordeiro

Regional AÇORES » 4 de Dezembro de 2017


vasco RTP AO Presidente do Governo inaugurou hoje as instalações conjuntas da rádio e televisão públicas em Ponta Delgada, uma oportunidade para Vasco Cordeiro defender que este momento constitui “um primeiro passo” para este serviço público realizar todo o seu potencial em benefício dos Açores e do país.

“Este é um primeiro passo muito importante, mas tenhamos todos a consciência que é necessário, agora, dirigir a nossa atenção para outras áreas, como a qualificação, mas também para o aproveitamento do potencial que a rádio e a televisão podem ainda realizar, não apenas em benefício da Região e dos Açorianos, mas em benefício de todo o nosso país”, afirmou Vasco Cordeiro.

Depois de salientar que este é um caminho que “está ainda por desbravar”, o Presidente do Governo disse ser necessário olhar para o investimento feito nestas instalações da RTP e da RDP nos Açores não como um “ponto de chegada”, no sentido de se considerar que está tudo resolvido, quer dentro do centro regional, quer na relação deste centro com a casa-mãe.

Após a inauguração das instalações, que incluiu ainda o núcleo museológico, Vasco Cordeiro salientou que este momento constitui, por outro lado, um motivo de celebração pela “correção de uma injustiça de largos anos”.

“Gostaria de felicitar o Conselho de Administração da RTP pelo facto de, após este período em que as mais diversas entidades regionais, e não só, batalharam pela incorreção desta injustiça, estarmos hoje presentes numa cerimónia que marca um primeiro passo decisivo neste aspeto”, afirmou.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo destacou, também, aquilo que representa a RTP e a RDP numa região insular e arquipelágica como os Açores, enquanto “instrumento que ajudou a construir esta ideia de Região”.

“A função que a rádio e a televisão também tiveram na construção desta identidade regional, leva a que, entre o Governo dos Açores e a RTP, esteja a ser desenvolvido um trabalho que pretende que o espólio da RTP seja parte do espólio da Região e cuja primeira utilização seja no âmbito do projeto da Casa da Autonomia”, adiantou.

Vasco Cordeiro deixou ainda uma palavra de reconhecimento e de homenagem a todos os funcionários que, ao longo de várias décadas, deram o seu contributo e emprestaram a sua competência, “para nunca deixar que a ideia de um serviço público de rádio e televisão soçobrasse face às questões das infraestruturas e dos recursos tecnológicos”.

Açores 24Horas / Gacs

Download PDF

Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336