Pub

Açores 24Horas – Jornal Diário

Efeitos da tempestade tropical Ophelia poderão sentir-se nos Açores a partir de sábado

Regional AÇORES » 10 de Outubro de 2017


tempestade furacaoO Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a tempestade tropical Ophelia deverá afetar a Região Autónoma dos Açores nos próximos dias.

O SRPCBA salienta que, segundo o IPMA, às 15h00, o centro desta tempestade tropical localizava-se a 1.260 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, sem grande variação da intensidade do vento nas últimas horas, ou seja, vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h.

Ainda segundo o IPMA, o ciclone Ophelia está a deslocar-se para sudeste a 7 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas, atingindo a categoria de furacão na quarta ou quinta-feira.

O IPMA, citado pelo SRPCBA, indica que o ciclone deverá continuar com esta trajetória nos próximos dois dias, acrescentando que, a partir de quinta-feira, se prevê que comece a deslocar-se para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago dos Açores.

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, segundo refere o IPMA, existe uma probabilidade entre 5 a 15% das ilhas do Grupo Central e de 20 a 30% das ilhas do Grupo Oriental começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado, 14 de outubro.

Para as ilhas do Grupo Ocidental, a probabilidade de serem afetadas pelo ciclone é inferior a 5%.

O SRPCBA salienta que, de acordo com a informação transmitida pelo IPMA, esta situação não deverá causar alarmismo, desde que sejam tidas em conta as informações oficiais transmitidas pelo SRPCBA e pelo IPMA, bem como a adoção de medidas de autoproteção em caso de tempestade, tal como é recomendado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de Proteção Civil estão a acompanhar o evoluir da situação, fazendo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores uma atualização da informação sempre que se justifique

 

Açores 24horas / Gacs

Download PDF

Diretor / Editor – Sissa Madruga
Sede Redação e edição – Rua do Cemiterio, nº16, Livramento-9500 615 Ponta Delgada
Email - acores24@gmail.com
Telm - +(351) 913290915

Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) - Registo nº 126316
Estatuto EditorialAçores 24Horas © 2013
Propriedade Fabio Celio Ribeiro - NIF 214139336