Zita Cardoso apresenta segunda edição de “Símbolos da Autonomia dos Açores” no Coliseu Micaelense

ztaA escritora madeirense Zita Cardoso encontra-se nos Açores a divulgar a 2ª edição do livro “Símbolos da Autonomia dos Açores”, tendo apresentado a obra no Coliseu Micaelense, esta sexta-feira, inserida na Festa do Emigrante, no âmbito do programa das festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, festa maior da igreja católica nos Açores, que se realiza este ano de 19 a 25 de maio em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

“Pioneiro por altura do 25º aniversário das Autonomias, quer na Madeira quer nos Açores, é um livro de cidadania democrática, formativo e informativo do conceito da autonomia para as nossas Regiões Autónomas”, diz Zita Cardoso, autora também da obra “Símbolos da Autonomia da Madeira” e do recentemente lançado “Símbolos da Independência de Cabo Verde”, uma “triologia” que “exalta o reforço da cooperação das Região ultraperiféricas”, ressalvando a importância da Macaronésia Atlântica”, cooperação que a escritora descreve como fundamental,dado que  “permite manter a identidade de uma Região,  ao mesmo tempo que potencia o desenvolvimento coletivo de 4 Arquipélagos unidos pela insularidade atlântica”.

Lançado em 2013, e com uma primeira edição esgotada, “a sua reedição impunha-se, tal como a evolução transversal a estas nove ilhas açorianas, marcadas desde há quatro décadas pelas mãos de uma autonomia que lhes permitiu um desenvolvimento económico e social alicerçado na vontade e necessidade das suas gentes”, aclara a escritora, que pretende assim “reavivar a mensagem cívico-democrática da realidade açoriana para um universo ilimitado da sua da sua Diáspora e de todos aqueles que se interessem pela sua génese, sendo importante repassar este testemunho e o percurso de desenvolvimento que felizmente hoje vivemos”.

Questionada sobre o que leva uma madeirense a escrever sobre a Autonomia dos Açores, Zita é peremptória: “ A escrita cultural não tem fronteiras, extravasa os limítrofes das Regiões e torna-se universal”, afirma.

autonomia livro zitaA segunda edição de  “Símbolos da Autonomia dos Açores” será apresentada também na ilha terceira, no próximo mês de junho.

Maria Zita Saldanha Vieira Cardoso, licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa e Mestre em Gestão  de Turismo e Educação pela universidade de Bourrnemouth (UK), foi fundadora e presidente da Associação de Escritores da  Madeira.

Professora, escritora e colonista, autora de 18 livros nas áreas mais variadas, desempenhou vários cargos na vida social, cultural e económica da Madeira.

Em 1983 foi louvada pela então Secretária da Educação pela co-autoria do livro didáctico-pedagógico “madeira, a nossa Terra” , tendo em 1988 recebido pelo seu contributo á cultura a Medalha de Mérito, pelo Governo Regional da Madeira.

 

 

SM / Açores 24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here