“BOM TEMPO NO CANAL – A Conspiração da Energia”, de Pedro Maia, é o vencedor do Concurso Literário “Letras em Movimento”

livro-literatura-poesiaAos 31 anos, o gosto pela escrita valeu-lhe o primeiro lugar no Concurso Literário “Letras em Movimento”.

Pedro Maia, nascido e residente em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, arrecadou este prémio com um trabalho, cujo titulo é alusivo ao de Vitorino Nemésio, e que se intitula “BOM TEMPO NO CANAL – A Conspiração da Energia”.

Pedro tinha alguns trabalhos inacabados, mas nenhum deles muito extenso. O Concurso Literário despertou a vontade de se deixar levar com o tempo, e fez com que definisse um objectivo claro de terminar a tarefa antes de uma determinada data. O resultado não o podia deixar mais satisfeito.

O regulamento do concurso obrigava a que o tema das obras apresentadas fosse relacionado com os Açores, ou que o local onde se desenrolasse a história estivesse ligado às nossas ilhas.

Pedro Maia conta como nasceu a obra vencedora:

“… Desenrolando a história à medida que ia sendo escrita, sem qualquer guião definido nem estratégia delineada, nasceu este BOM TEMPO NO CANAL – A Conspiração da Energia. O nome da obra não a relaciona com a de Vitorino Nemésio, apenas aproveita para a elogiar. A expressão é usada no decorrer da acção que se desenrola pelas nossas ilhas, com personagens interessantes. A personagem principal, John Mello, um descendente de açorianos que assume o cargo de Director-Geral da empresa que gere parte da poderosa energia geotérmica nas ilhas dos Açores, vê-se envolvido numa conspiração internacional contra si e a sua empresa. Após a liberalização do mercado energético em Portugal, uma empresa concorrente tenta manipular pessoas e factos à volta da personagem principal para conseguir aceder a essa energia limpa e fascinante, ameaçando destruí-la se não puder apoderar-se dela. Com a ajuda de algumas pessoas à sua volta, John batalha contra o tempo para desvendar quem se esconde por detrás da máscara.

A acção decorre em paisagens deslumbrantes das nove ilhas do arquipélago, algumas delas candidatas ou vencedoras das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. As paisagens são descritas entusiasticamente no meio da emoção, agitação e suspense da história. Lanço de novo à ribalta, o polémico tema relacionado com a descoberta das ilhas, que cada vez menos se consegue garantir ter sido um feito português. O livro trata, portanto, de temas actuais, interessantes e polémicos, tudo o que é necessário para fazer algum furor, julgo eu.”

O vencedor do Concurso Literário “Letras em Movimento” deseja ver agora a obra editada, e não põe de parte fazer da escrita profissão. “Admito que seria algo fantástico de conseguir, mas não depende apenas de mim: veremos o que nos reserva o futuro”, confessa Pedro Maia.

Este foi um concurso promovido pela Associação Ilhas em Movimento, com o objectivo principal de fomentar o interesse pela leitura e escrita dos açorianos. A este concurso, puderam concorrer produções escritas em português em diversas modalidades como poema e prosa. Por outro lado, esta iniciativa, que promete novas edições, visa igualmente combater o analfabetismo.

A cerimónia de entrega dos certificados de participação e do prémio ao vencedor do I Concurso Literário “Letras em Movimento”, decorreu no passado dia 13 de Março, na Loja Bertrand do Parque Atlântico e contou com a presença do Eng. Bruno Pacheco, enquanto Director Regional da Juventude e patrocinador oficial da iniciativa.

Fica a promessa de brevemente puder adquirir “BOM TEMPO NO CANAL – A Conspiração da Energia”, de Pedro Maia, numa livraria perto de si.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here