“Rift” e “Ilha da Ventura” foram os vencedores da regata comemorativa do 26.º aniversário da Marina da Horta

Os veleiros “Rift” de Carlos Moniz e “Ilha da Ventura” de Carlos Garcia foram os vencedores nas classes ORC e Cruzeiro A, respetivamente, da Regata Comemorativa do 26.º Aniversário da Marina da Horta, prova de vela de cruzeiro que decorreu no passado domingo, dia 10 de Junho.

Desenvolvendo-se numa extensão de 31 milhas náuticas à volta da Ilha do Faial, a competição foi cumprida em 8 horas, 51 minutos e 54 segundos pelo “Rift” e em 8 horas, 56 minutos e 16 segundos pelo “Ilha da Ventura” (tempos reais). No segundo lugar da classe ORC, ficou o iate “Xcape” de Luís Quintino, completando a prova em 8 horas, 36 minutos e 28 segundos.  

No total, estavam inscritas para esta Regata Comemorativa do 24.º Aniversário da Marina da Horta 8 embarcações, divididas por 3 classes (ORC, Cruzeiro A e Cruzeiro B) mas somente sete largaram, tendo o veleiro “Twisted” de Jean Pierre acabado por não partir.

À hora prevista para o início da prova, as condições atmosféricas apresentavam nevoeiro e um vento fraco do quadrante oeste, de apenas 8 nós. Apesar do vento ter aumentado um pouco de intensidade, a sua falta acabou por se tornar decisiva numa prova cujo tempo limite era de 10 horas.

As desistências foram várias e todas por este motivo: falta de vento. Ao largo da Ribeirinha, desistiu o “Hot Stuff” de Luís Decq Mota, depois, entre o Vulcão dos Capelinhos e o Morro de Castelo Branco, acabaram por sair da prova o “Air Mail” de António Freitas, o “No Stress” de António Oliveira e ainda o “Mariazinha” de Manuel Nunes.

Esta regata, destinada a assinalar os 26 anos sobre a inauguração da Marina da Horta – que está em funcionamento desde 3 de Junho de 1986 – foi organizada conjuntamente pela Portos dos Açores, S.A. e pelo Clube Naval da Horta e faz parte do campeonato da ilha do Faial da modalidade de vela de cruzeiro.

A Marina da Horta, entretanto ampliada em 2001/2002, tem actualmente 300 postos de amarração, mas em dia de aniversário via a sua capacidade completamente saturada, com várias embarcações ancoradas no interior da baía faialense, por falta de espaço para acostagem nos pontões e fingers do porto de recreio náutico local.

Desde 1986 e até ao final de 2011, a Marina da Horta registou a entrada de um total de 28.086 embarcações (só o ano passado foram 1162), as quais transportaram 106.301 tripulantes, das mais variadas nacionalidades.

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here