Bolieiro critica “politiquice” que prejudica estabilidade e a governação dos Açores

Imagem de Arquivo

O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, criticou hoje a “politiquice” que ameaça “prejudicar a governação” da região e reprovar o Orçamento e o Plano de Investimentos para 2024, que classificou como o “melhor de sempre”.
“Do nosso lado, a responsabilidade, a missão de servir o povo, a nossa democracia e o desenvolvimento dos Açores”, começou por dizer o também líder do Governo Regional, numa intervenção na abertura das jornadas parlamentares da coligação que integra o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM), em Ponta Delgada.
“Os outros se entenderem fazer da politiquice a sua prioridade”, continuou, “estarão com certeza mais disponíveis para prejudicar o governo e a governação dos Açores e prejudicar a estabilidade política para impedir a continuidade das boas políticas”.
A Iniciativa Liberal (IL) e o PS já anunciaram o voto contra o Plano e o Orçamento dos Açores para 2024, enquanto o Chega e o PAN rejeitaram votar a favor, o que poderá levar à reprovação dos documentos que vão ser discutidos este mês no parlamento açoriano.
Na qualidade de presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro garantiu que a coligação vai continuar ao “serviço da democracia autonómica e do desenvolvimento” do arquipélago.
“É uma dicotomia que está em causa, [entre] quem quer servir o político e a política na bondade de estar ao serviço do povo, do desenvolvimento e da democracia, e quem quer fazer da política um jogo de habilidades e de torre de marfim onde se prejudicam os outros e o povo”, reforçou.
O social-democrata elogiou ainda os documentos orçamentais submetidos à Assembleia Regional, exemplificando com o reforço dos apoios sociais e as mudanças para facilitar as progressões na carreira da administração pública.
“Estamos perante um bom plano e um bom orçamento. Não é um plano medíocre ou assim-assim, estamos com um plano de excelência tendo em conta o contexto financeiro. Temos o melhor plano de sempre”, reforçou.
Bolieiro rejeitou a “instabilidade e a confusão”, visando aqueles que “se apresentam como charneira”, sem “uma visão holística da governação”, e os que vivem “apenas de causas pontuais de interesses de circunstância”.
“Um Governo [Regional] de coligação, sem maioria parlamentar, vai conviver com três governos no país durante o seu mandato”, comparou.
Já o líder do CDS-PP, Artur Lima, acusou o presidente do PS na região, Vasco Cordeiro, de querer ir para o poder para “salvar a sua carreira política” e não para promover o desenvolvimento dos Açores.
O também vice-presidente do Governo Regional considerou que a esquerda está “incomodada com o sucesso das políticas sociais” do executivo, referindo que o complemento regional de pensão vai ser aumentado para 102 euros caso o Orçamento para 2024 seja aprovado.
“Se não for [aprovado] a culpa é do Vasco Cordeiro, do Barata e do Pacheco. Esses é que não querem o Orçamento aprovado”, afirmou, referindo-se aos deputados Nuno Barata (IL) e José Pacheco (Chega).
Por sua vez, o presidente do PPM nos Açores destacou a evolução do Produto Interno Bruto dos Açores e a redução de 40% no número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção ao longo da legislatura.
“Porque é que o doutor Vasco Cordeiro está empenhado em interromper essa governação? Porque ele sabe que nós estamos em velocidade cruzeiro com resultados macroeconómicos espetaculares”, argumentou Paulo Estêvão.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here