Governo abre bolsa de pós-doutoramento em biologia marinha

 fonte-hidrotermal-mar-oceanoA Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) vai atribuir uma bolsa individual de pós-doutoramento em biologia marinha, ou outras áreas relacionadas, no projecto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), subordinado ao tema “Mudanças Climáticas e suas Implicações na Vida Marinha dos Mares dos Açores”.

Ao concurso de atribuição da bolsa podem candidatar-se os interessados cujo trabalho incida sobre as mudanças globais do clima e seus efeitos nas comunidades fitoplantónicas oceânicas, em particular sobre os efeitos do aumento das concentrações de dióxido de carbono atmosférico nos ciclos biogeoquímicos marinhos.

Analisar o efeito do aumento de CO2 nas comunidades fitoplanctónicas dos mares dos Açores, bem como estudar a resposta da comunidade fitoplanctónica ao aumento de nutrientes, são os objectivos da bolsa. A elaboração de um estudo pormenorizado dos mecanismos envolvidos na sensibilidade da espécie mais afectada pelo aumento de CO2 após a sua identificação e isolamento é outra das componentes práticas a que este projecto pretende responder.

 

Os trabalhos serão desenvolvidos no Centro de estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores, em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Leibniz-Institut für Meerswissenschaften an der Christian-Albrechts Universität zu Kiel (IFM-GEOMAR, Alemanha) e o Marine Biological Association (MBA, Inglaterra).

As candidaturas deverão ser submetidas à Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, até ao dia 12 de Junho, através do site http://www.azores.gov.pt/Gra/sctr/

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here