25ª Atlantis Cup: Última etapa chega à Horta

O fim de 8 dias de competição e muitas horas a navegar no Oceano Atlântico, a 25ª Regata da Autonomia está terminada para a maior parte das tripulações. A frota começou a chegar esta manhã à Horta.

O primeiro barco a passar a linha de chegada foi o Harfang Two, do skipper Nuno Alexandre.

Eram 06h38m, quando a tripulação deu por completa a última etapa, entre Angra do Heroísmo, na Terceira, e Horta, na ilha do Faial.

Vinda do Continente e repetente na Atlantis Cup, a tripulação do Harfang Two mostrou capacidade de dominar o mar açoriano ao conseguiu liderar a tabela de classificação da classe ANC A em todas as etapas.

O segundo barco a chegar à Horta foi o Xcape. Luís Quintino chegou às 08.50m, duas horas mais cedo do que o seu adversário direto João Leal, skipper do Açor.

O Xcape, um veleiro do Faial, conseguiu assim a vitória em ORC1 (resultado provisório).

Nesta que é considerada a perna mais tática da regata, os velejadores contaram com vento inconstante durante as 75 milhas do percurso. “Ao entrarmos no canal é sempre um totoloto, mas arriscámos. Sabíamos que só tínhamos o Xcape por perto e tentámos manter-nos. Encostámos ao sul do Pico e entre umas rajadazinhas, outros ventos, boiar a zero nós e dar duas voltas sem leme, lá conseguimos chegar à entrada do canal. A partir daí foi sempre a abrir, com vinte nós de vento”, contou o skipper do Harfang two.

Os poucos barcos que ainda estão no mar deverão chegar ao Faial nas próximas horas. A linha de chegada encerra à 1 da manhã de dia 5 de Agosto.

 

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here