Operações de rescaldo do mau tempo em fase de conclusão

O Governo dos Açores informa que, no decurso das operações de rescaldo das chuvas intensas que hoje se verificaram na Região, estão a realizar-se os trabalhos finais de limpeza nas estradas regionais do concelho da Povoação, prevendo-se que estejam concluídos até ao final do dia.

No Concelho de Nordeste, os trabalhos de limpeza de estradas encontram-se concluídos e em fase de desmobilização. Todas as estradas regionais na ilha de S. Miguel estão, assim, transitáveis. Ainda ao nível das estradas regionais, o Governo dos Açores adianta que estão também concluídas as operações de limpeza na ilha das Flores, embora o ramal de ligação Fajã Grande/Fajãzinha se encontre condicionado à circulação automóvel, aguardando-se pela melhoria do estado do tempo para a conclusão das operações de verificação de acessibilidade.

Na ilha Terceira, as estradas regionais nas imediações e na freguesia do Porto Judeu encontram-se, em alguns troços, intransitáveis. De momento, decorrem as operações de limpeza e avaliação de danos.

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, que acompanhou as operações no Faial da Terra ao longo da madrugada e manhã desta quinta-feira, deslocou-se, à tarde, para a ilha Terceira, onde se inteirou dos prejuízos verificados na freguesia de Porto Judeu.
Paralelamente, decorrem trabalhos de verificação da segurança das vias de comunicação nas várias ilhas.

Por seu turno, os serviços de apoio social e à habitação do Governo dos Açores estão, desde a primeira hora, no terreno a prestar apoio às famílias afetadas pela derrocada na freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação.

No total, foram afetadas 13 habitações, três das quais ficaram total ou parcialmente destruídas. Estas 13 habitações estão interditas temporariamente, segundo recomendações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, sendo que 10 famílias estão realojadas, a maioria em casas de familiares. Os restantes, que não têm suporte familiar, estão a ter apoio na Casa do Povo do Faial da Terra. A interdição está prevista até amanhã, altura em que se fará uma reavaliação da situação.

No terreno estiveram no total cerca de duas dezenas de técnicos da Habitação e Segurança Social. Relativamente à freguesia de Porto Judeu, na ilha Terceira, foram afetadas cerca de 40 casas. Foram, ainda, registadas situações pontuais de inundações e pequenas derrocadas, nomeadamente, nos concelhos de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Nordeste, Ribeira Grande, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa.

Em declarações aos jornalistas na ilha Terceira, Vasco Cordeiro começou por lamentar “o irreparável”, referindo-se à perda de três vidas no Faial da Terra, na ilha de São Miguel. Quanto aos prejuízos materiais e segurança da população, nomeadamente no Porto Judeu, o Presidente do Governo disse que a prioridade foi dar resposta imediata, “do ponto de vista da proteção civil, da equipa de obras públicas, da ação social e da habitação”. Esse trabalho foi feito e continua a acontecer no terreno, garantindo “as melhores condições possíveis” para que as pessoas afectadas possam passar “estas primeiras horas”, ao mesmo tempo que se desobstruem estradas onde é possível, visto que algumas foram completamente destruídas pelas águas.

Vasco Cordeiro anunciou, também, que já amanhã estarão no terreno equipas do Laboratório Regional de Engenharia Civil “para fazer uma análise quanto à segurança de algumas das habitações”, sendo a partir daí que se tomarão decisões “em conformidade com essa análise”.

 

Foto: Ricardo Laureano (RL)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here