Vasco Cordeiro questiona Governo português sobre eventual intenção dos EUA de utilizar a Base Aérea de Beja

vasco cordeiroO Presidente do Governo dos Açores enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar uma clarificação do Governo português sobre a alegada manifestação de interesse dos Estados Unidos em utilizar a Base Aérea de Beja.

“A forma como tem decorrido a articulação entre o Governo dos Açores e o Governo da República não nos coloca receios particulares, mas julgo que é compreensível que o Governo dos Açores entenda ser sua obrigação clarificar esta questão”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas.

O Presidente do Governo falava após ter reunido com a Comissão Permanente de Política Geral da Assembleia Legislativa para fazer um ponto de situação sobre as questões relativas ao processo da Base das Lajes.

Vasco Cordeiro salientou que a carta enviada a Pedro Passos Coelho pretende clarificar qual o posicionamento do Governo de Portugal face a esta alegada intenção dos Estados Unidos de utilizar a infraestrutura militar de Beja.

O Governo dos Açores pretende, assim, clarificar se houve contactos nesse sentido e em que medida essas diligências, e a eventual forma como o Governo da República as encara, influenciam as posições e os esforços que têm sido desenvolvidos, ou venham a ser desenvolvidos, quanto à situação da Base das Lajes.

Nesta carta, Vasco Cordeiro pretende ainda esclarecer se o Governo da República admite ou não conceder aos Estados Unidos facilidades na utilização de quaisquer outras infraestruturas militares no território nacional, enquanto a situação da Base das Lajes não estiver cabalmente clarificada e resolvida a contento das autoridades portuguesas, nomeadamente com a salvaguarda dos interesses da economia da ilha Terceira e dos trabalhadores portugueses que ali prestam serviço.

“Estas informações são relevantes para os Açores e para a forma como abordamos esta questão”, afirmou Vasco Cordeiro, adiantando aos jornalistas que, oficialmente, o Governo dos Açores não foi informado das eventuais intenções norte-americanas para Beja.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que o processo da Base das Lajes tem registado um conjunto de desenvolvimentos recentes, como é o caso da apresentação de uma proposta legislativa na Câmara dos Representantes que mandata o Secretário da Defesa dos EUA para elaborar um relatório que inclui a possibilidade de as Lajes receberem forças do AFRICOM.

Segundo esta proposta legislativa, apresentada pelo Congressista Devin Nunes e subscrita por cerca de 40 congressistas, esse relatório terá de incluir uma análise à deslocação do comando AFRICOM da Alemanha para o território continental dos EUA e à transferência da Base das Lajes da alçada do Comando Central Europeu para a tutela do AFRICOM, assim como à transferência de forças militares posicionadas na Base de Moron, em Espanha, para as Lajes.

Relativamente à reunião com a Comissão de Política Geral, o Presidente do Governo considerou que foi um ”encontro muito útil e proveitoso”, estendendo, também ao nível parlamentar, aquilo que tem sido a prática do Governo dos Açores de manter informados os líderes dos partidos políticos com representação parlamentar da evolução deste processo.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here