Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove Encontro com Escritores

O Centro Nacional de Cultura, promove quinta-feira, 24 de novembro, a realização de um “Encontro com Escritores”, dedicado a Teolinda Gersão e Djaimilia Pereira de Almeida.  

A sessão, que decorre pelas 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, conta com a apresentação de Leonor Sampaio e Madalena Teixeira da Silva, docentes da Universidade dos Açores. 

Teolinda Gersão estudou nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Autora de 14 livros de ficção, traduzidos em 11 línguas, Teolinda Gersão venceu por duas vezes o Prémio de Ficção do PEN Clube, com as obras “O silêncio” e “O cavalo de sol”, bem como o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio Fernando Namora, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio da Fundação Inês de Castro, o Prémio Ciranda e o Prémio da Fundação António Quadros.

Teolinda Gersão, que foi em 2004 escritora residente na Universidade de Berkeley, tem alguns dos seus livros adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

Djaimilia Pereira de Almeida, natural de Luanda, é um nome novo na literatura portuguesa, tendo-se estreado com “Esse cabelo”, um livro que cruza memória, ensaio e ficção, a partir da relação de uma rapariga com o seu cabelo crespo.

Doutorada em Teoria da Literatura pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Djaimilia Pereira de Almeida começou a escrever esta obra quando deixou a vida académica.

Estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here