BE quer acesso a documentos sobre Azores Business Center

praia-vitoriaO Bloco de Esquerda enviou hoje um requerimento ao Governo Regional solicitando acesso ao documento que contém a proposta de criação do Azores Business Center, que foi enviada ao Governo da República e que será submetida à Comissão Europeia.

O Azores Business Center, que de acordo com as intenções do Governo Regional, pretende ser uma zona económica especial na Praia da Vitória, mais precisamente na área envolvente ao porto da Praia da Vitória e ao aeroporto das Lajes, já havia sido criticado pelo BE, há cerca de um ano, que denunciou que “o Azores Business Center não passava de um offshore” e teceu fortes críticas a esta iniciativa”.

Numa declaração política no parlamento dos Açores, Zuraida Soares acusou o Governo Regional de querer “aproveitar a situação difícil que se vive na ilha Terceira e, em particular no concelho da Praia da Vitória, para fazer parceria com a ilegalidade internacional – a qual promove a fuga fiscal e a lavagem do dinheiro que rouba aos trabalhadores de todo o mundo, para a luxuria de uns poucos – implantando, na Terceira, um offshore”, uma “zona de proteção especial para que empresas e dinheiros dos diversos tráficos estejam a salvo de sindicância e de impostos que deveriam pagar nos seus países de origem”.

“Considerando o superior interesse público, impõe-se o dever de transparência quanto a procedimento subjacente à criação do Azores Business Center, o que implicará o acesso livre e público a documentos e informação de especial relevância, no âmbito do Plano de Revitalização Económica da ilha Terceira”, refere o documento assinado pelo deputado Paulo Mendes.

De acordo com as declarações de Arnaldo Machado, presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), no âmbito da reunião da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores realizada a 20 de dezembro de 2016, o envio do conjunto da documentação deverá ter sido ultimado no final do mês passado ou início do mês corrente.

 

talholagoa1

 

 

 

 

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here