Governo dos Açores alarga composição do Conselho Regional de Agricultura

joao ponte gacsO Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que o Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (CRAFDR) vai passar a incluir, entre outros, representantes da agricultura biológica e associações de desenvolvimento local, para conferir maior pluralidade a este órgão consultivo.

“Importa proceder a uma redefinição da composição deste órgão consultivo, de modo a dotá-lo de uma maior e mais direta representatividade de setores e entidades cada vez mais relevantes no plano da agricultura e do desenvolvimento rural”, afirmou João Ponte, acrescentando que o diploma será “aprovado, em breve, pelo Conselho de Governo”.

A evolução do setor agrícola e florestal na Região, frisou João Ponte, “exige a adoção e constante aperfeiçoamento de mecanismos de interação e de diálogo permanentes entre os diversos parceiros sociais”.

Após a aprovação do diploma passam a ter acento no CRAFDR um representante de cada uma das associações de desenvolvimento local existentes nos Açores, designadamente da ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, da ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores e da ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural.

Este órgão consultivo passará a incluir também um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores e outro da Delegação Regional dos Açores da Associação Nacional das Freguesias (ANAFRE).

Atualmente, o CRAFDR é composto por responsáveis políticos, dirigentes da administração e representantes das organizações não-governamentais do setor, tendo como objetivo contribuir para a formulação das linhas gerais de ação nos setores da agricultura, indústria, atividades conexas, desenvolvimento rural e florestas.

O CRAFDR reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que convocado pelo seu presidente, por sua iniciativa ou por solicitação de, pelo menos, um terço dos seus vogais.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here