Paim Bookshouse Gallery dá vida e novos personagens a casa recuperada na ilha do Pico

armenioLocalizada na freguesia de Santa Luzia, na ilha do Pico, a reconstrução de uma casa antiga é agora mais um ponto de interesse cultural na ilha.

A Paim Bookhouse Gallery abre as suas portas ao público no próximo fim de semana, enquadrado no programa do Festival Internacional de Artes Azores Fringe, que uma vez mais se cumpre no incentivo à renovação e retorno a tradições culturais das ilhas dos Açores, providenciando oportunidades a novos talentos e a novas experiências em arte contemporânea.

Manuel Azevedo, mais conhecido por Arménio, é um emigrante canadiano que visita a ilha montanha por extensos períodos ao longo do ano, e que com este projeto dá uma nova vida à casa dos avós, que recuperou, e pretende encher de novos personagens através da arte e da recuperação de tradições. “É a concretização de um sonho”, afirma Arménio.

Do espólio da Paim Bookhouse Gallery e da exposição estreia, já fazem parte 26 artistas do estrangeiro, de várias regiões de Portugal e em particular da ilha do Pico. Livros em linguagem universal e também na dos homens da Terra. Livros com cheiro a história e outros com páginas soltas a aguardar novas aventuras.

A Galeria arranca com os pés na terra, ou porque não dizer, no basalto, recriando as tão tradicionais folgas ou serões, onde se dançavam bailinhos e que aconteciam em todas as freguesias da ilha do Pico.

A abertura da Paim Bookhouse Gallery está marcada para as 21h de domingo, 28 de maio, e Arménio deixa um convite aos músicos do Pico e à população em geral para que se juntem ao convívio, participando também quem assim desejar numa secção especial, em que pode “deixar um livro, levar um livro”.

O Festival Internacional de Artes Azores Fringe acontece nos Açores de 26 de maio a 30 de junho www.azoresfringe.com

 

 

Açores 24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here