Câmara do Corvo, mais pequena ilha dos Açores, aprova orçamento de 3,4 milhões de euros

corvoO orçamento para 2018 da Câmara do Corvo, nos Açores, foi hoje “aprovado por maioria”, em reunião camarária, com um montante de 3,4 milhões de euros, “sensivelmente o mesmo valor que o anterior”, anunciou o presidente da autarquia.

“São 3,4 milhões de euros. A grande prioridade passa por continuar a criação de emprego, uma preocupação social. No último mandato conseguimos efetivar nos quadros da Câmara oito pessoas. E esperamos, no próximo ano, efetivar mais quatro pessoas que têm feito programas de emprego na autarquia”, afirmou José Manuel Silva (PS), em declarações à agência Lusa.

O presidente da Câmara Municipal do Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, com cerca de 400 habitantes, referiu que, para 2017, o orçamento totalizava os 3,7 milhões de euros e, para 2018, estão previstos 3,4 milhões de euros, acrescentando que o documento, ainda terá de ser aprovado em assembleia municipal, onde o PS tem maioria.

De acordo com o autarca, o orçamento para 2018 foi aprovado, por maioria, em reunião camarária com quatro votos do PS e uma abstenção do PSD.

O autarca socialista explicou que 800 mil euros do orçamento se destinam a despesas com pessoal, referindo que a autarquia continua a ser o maior empregador, tendo em conta o tecido económico da ilha.Além da questão do emprego, o autarca, reeleito em outubro, salientou que “outra grande parte do orçamento” vai para a recuperação de habitação degradada “à semelhança de anos anteriores”, acrescentando que o documento reserva para o próximo ano 190 mil euros para a recuperação de 16 moradias na parte antiga da vila.

“Outras grandes obras são a repavimentação das ruas da zona antiga da vila, orçada em cerca de 450 mil euros, investimento que já candidatamos a fundos comunitários e estamos à espera para avançar com a obra. Outro investimento será a substituição de toda a iluminação publica na zona antiga”, numa perspetiva também de “valorização do património, uma obra de cerca de 400 mil euros”, acrescentou José Manuel Silva.

A remodelação da ETAR do Corvo, “a primeira dos Açores”, a requalificação da zona dos Moinhos e Porto Novo, numa vertente turística e de lazer, a substituição da cobertura do pavilhão desportivo e a requalificação do parque de campismo, são outros dos investimentos previstos para o próximo ano, de acordo com o autarca.

 

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here