Relação entre os Açores e Santa Catarina lembra “necessidade de sermos orgulhosos e felizes por sermos Açorianos”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje, no Brasil, que o património cultural, humano e histórico em que assenta a relação entre os Açores e o Estado de Santa Catarina dá um sentido novo e aberto de esperança “à necessidade de sermos legítimos, orgulhosos e felizes por sermos Açorianos”.

“Esse património dá um sentido novo e aberto de esperança, que não se fecha em conservadorismos, nem nos amarra ao passado, mas que antes nos lembra, dia após dia, ano após ano, a necessidade de sermos legítimos, orgulhosos e felizes por sermos Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro, na abertura do Congresso Internacional que assinala os 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

No início do segundo dia da visita oficial a Santa Catarina, a convite do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, o Presidente do Governo salientou que a presença setecentista açoriana, “mais do que um mero tema ou efeméride que se assinala, é um laço cultural e identitário que, neste tempo, nos une ao tempo passado, aos nossos antepassados”.

“Como bem sabemos, a história e a cultura açoriana evidenciam a presença do mar, que emoldura e singulariza o quotidiano do nosso Povo. É, pois, dessa cultura construída gradativamente de símbolos e significados, transmitidos ao longo dos tempos, que fala esta nossa presença aqui para assinalar estes 270 anos”, destacou o Presidente do Governo.

De acordo com Vasco Cordeiro, o Povo Açoriano pode orgulhar-se, assim, das suas raízes culturais, que hoje se mantêm vivas “sem serem forçadas, sem acontecer porque tem que ser, mas sim, e com mais do que suficiente evidência factual, por que está colada à pele de cada um, acesa na celebração do Divino Espírito Santo, como forma pura de fé e celebração que nos une sem necessitar de nada em troca”.

Na sua intervenção na sessão de abertura do congresso organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e pela Academia Catarinense de Letras, o Presidente do Governo fez também questão de realçar o papel do Mar enquanto elo que une o Povo Açoriano.

“Que esse Mar maior que abraça também Santa Catarina nos prolongue no tempo e nos faça vencer todos os desafios que nos aparecerem pela frente para que possamos celebrar sempre, e em toda a parte, esta maravilha que é ser dos Açores: aqui, no Brasil, ali, no Uruguai, acolá, nos Estados Unidos e no Canadá, ou, simplesmente, onde houver um Açoriano livre”, sublinhou Vasco Cordeiro, que, durante a manhã de hoje, se encontrou também com o Prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, e visitou a Irmandade do Divino Espírito Santo de Santa Catarina.

No âmbito desta visita oficial a Santa Catarina, Vasco Cordeiro visitou a Feira Catarinense do Livro, que inclui um stand dos Açores, e inaugurou a exposição ‘Antero de Quental e Vitorino Nemésio: Verbos Vivos da Cultura Açoriana’, uma iniciativa do Governo dos Açores que estará patente na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis, no âmbito das celebrações dos 270 anos da presença açoriana neste Estado brasileiro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here