Vasco Cordeiro inaugura instituto universitário e encontra-se com a Comunidade Açoriana em visita oficial à Califórnia

O Presidente do Governo vai inaugurar o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da Universidade Estadual da Califórnia – Fresno, no âmbito da visita oficial que realiza de 11 a 15 deste mês a este Estado norte-americano e que inclui encontros com a Comunidade Açoriana e diversos contactos institucionais.

Vasco Cordeiro preside quarta-feira, 13 de fevereiro, a convite do Presidente da Universidade da Califórnia – Fresno, Joseph I. Castro, à inauguração deste instituto, que se destina a promover a Cultura e a Língua Portuguesa, com um foco especial na Diáspora Açoriana.

Após a inauguração do PBBI, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o Presidente do Governo profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.

Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo, que será acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, visita também as Comunidades Açorianas das cidades de Sacramento, Hilmar, Fresno, Artesia e San Diego.

À chegada à Califórnia, o Presidente do Governo terá uma reunião com a Vice-Governadora do Estado da Califórnia, Eleni Kounalakis, encontrando-se depois com líderes da Comunidade Açoriana de Sacramento, capital deste Estado.

No dia seguinte, 12 de fevereiro, Vasco Cordeiro visita duas explorações do setor agrícola propriedade de emigrantes açorianos, a que se seguirá um encontro com a Comunidade na Casa dos Açores de Hilmar, presidida por Laurinda Vieira.

Além da inauguração do PBBI, o programa do terceiro dia desta visita oficial, 13 de fevereiro, inclui um encontro com os representantes do Condado de Fresno, que integra os luso-descendentes Brian Pacheco e Buddy Mendes, assim como uma reunião com os luso-eleitos da Califórnia, organizada pela CPAC – California Portuguese-American Coalition, fundada em 2016 por um grupo de líderes comunitários luso-americanos, atualmente presidida por Diniz Borges.

Ainda neste dia, o Presidente do Governo encontrar-se-á com a Reitora da Jordan College of Agriculture and Sciences e com alunos que frequentaram cursos na Região ao abrigo do protocolo firmado entre esta Faculdade e a Universidade dos Açores.

Para quinta-feira está previsto um encontro com o Mayor de Artesia, Tony Lima, assim como com a Comunidade Açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela SDEA – Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na Região.

Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o Mayor de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a Comunidade Açoriana residente nesta zona da Califórnia.

Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.

Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, ocupando também lugares de destaque em vários setores deste Estado norte-americano.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here