Agricultura faz parte do ADN dos Açorianos onde quer que estejam, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, na Califórnia, que a agricultura faz parte do ADN dos Açorianos, onde quer que estejam, destacando o contributo que os emigrantes açorianos ou descendentes de açorianos têm dado para o desenvolvimento deste setor nos EUA.

“Enquanto Açoriano, é um grande orgulho perceber e constatar que tantos emigrantes ou descentes de açorianos conseguiram vingar neste país, num setor com grande tradição e importância económica nos Açores, pelo que me atrevo a dizer que a agricultura faz parte do ADN dos Açorianos onde quer que estejam”, frisou José Élio Ventura.

O Diretor Regional falava à margem de um pequeno almoço com cerca de 700 agricultores, dos quais duas centenas são açorianos ou descendentes de açorianos, no último dia da World Ag Expo.

Este exemplo de empreendedorismo, resiliência e tenacidade, segundo José Élio Ventura, deve ser dado a conhecer no arquipélago, considerando que constitui um importante estimulo para continuar a trilhar um caminho de progresso e que, com muito trabalho e paixão, se conseguem ultrapassar barreiras.

“Certamente que estes agricultores emigrantes passaram por vários desafios para chegarem ao patamar em que estão hoje, mas nunca baixaram os braços, mostrando a fibra de que são feitos os Açorianos”, afirmou o Diretor Regional, que, nesta deslocação à Califórnia, visitou vários stands daquela importante feira agrícola e contactou com muitos agricultores.

Nesse sentido, salientou a importância desta visita aos EUA pela “partilha e comunhão de experiências naquilo que existe de comum e pela oportunidade de trazer um pouco dos Açores, da sua história, do seu desenvolvimento e dos desafios que se avizinham ao nível agrícola”.

“Tenho a certeza que, onde houver um Açoriano, ele carrega no seu coração e na sua mente o apreço pelos Açores e isso é suficiente para manter viva a cultura e as tradições regionais”, afirmou José Élio Ventura.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here