Capital do Turismo Rural foi o palco do Festival VISITARTE, que terminou ontem no Pico

visitarteDurante os últimos 4 dias, a ilha do Pico recebeu o Festival VISITARTE. Uma iniciativa da MiratecArts, que envolve as casas de turismo rural, nomeadamente, no concelho de São Roque do Pico, considerada a Capital do Turismo Rural dos Açores, e que convidou a população e todos os interessados a marcar presença.

O conceito é já uma tendência. Trata-se de “um encontro às cegas” numa determinada hora, num determinado local, sem saber exactamente ao que se vai, e onde se assiste a uma expressão de arte, que em simbiose com o publico confere uma performance singular, pois cada momento é marcado pelo envolvência do instante em si.

Aderiram às iniciativas oito propriedades do concelho, desde a nova aldeia Baco´s Corner – no Lajido, Alto da Bonança – na freguesia de Santa Luzia, a carismática Casa do Paim – em Santo António, a vistosa Adega da Varanda Alta – em Santo Amaro, Villa 4 Seasons e a Aldeia das Adegas – em São Roque, por onde se movimentaram, segundo a organização, centenas de pessoas.

Este festival chega ao Pico por iniciativa da MiratecArts, que como vem sendo habitual fez brilhar “a prata da casa”, desde os sons mais tradicionais com o Grupo de Chamarritas e o Grupo de Cordas Ilha Negra, Casa da Música da Candelária, Fado Ilhéu, Duo Canarinho e o quarteto liderado pelo bandolim de Zilda Machado com Manuel Amaro Eduardo, José Leonardo e Mónica Goulart, ao duo musical contemporâneo Half Step Down a momentos de dança com a turma de Sofia Sousa, da Santa Casa da Misericórdia e ainda a estreia de música original portuguesa por Bruno da Rosa.

Terry Costa, diretor artístico da associação, salienta que fundir este roteiro artístico pelas casas rurais, abre oportunidades aos seus proprietários ao longo de todo o ano e Terry já pensa na próxima edição.

VISITARTE, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio, encerrou com a tradicional moda de chamarrita, que decorreu nas Adegas do Pico, uma aldeia de casas rurais, na freguesia da Prainha e foi acompanhada pelo Grupo de Cordas Ilha Negra e pela voz do próprio Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, que deixou assim o seu contributo pessoal ao Festival.

 

 

 

Crónica de Terry Costa, sobre VISITARTE e o PICO : http://www.acores24horas.pt/arquivo/79862

Açores 24Horas / NI

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here