A cultura está ‘além de todos os orçamentos’

O primeiro-ministro afirmou hoje que a cultura está «além de todos os orçamentos» e que mesmo em tempos de crise se justificam investimentos nesta área porque os eventos culturais «são um bem essencial» para o crescimento do país.

À margem da cerimónia de abertura da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012, Pedro Passos Coelho afirmou que o Governo está a fazer «ajustamentos» em todas as áreas mas que isso «não significa que possa dispensar-se a valia e aposta na cultura».

Aliás, salientou o primeiro-ministro, «o espectáculo de hoje e toda a programação de Guimarães 2012 são uma prova de que apesar de todas as circunstâncias em que vivemos é possível apostar na criação e invenção».

Segundo Passos Coelho,  «cultura está além de todos os orçamentos» lembrando as palavras de Durão Barroso no discurso desta noite de que a cultura «é uma parte significativa» do «rendimento e do Produto Interno Bruto» de Portugal e da Europa.

Por isso, o primeiro-ministro considerou que faz sentido numa altura de crise a aposta na área cultural, porque, explicou, «os eventos culturais são uma bem essencial para o crescimento, não apenas em termos espirituais mas também materiais».

A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 arrancou hoje com uma cerimónia protocolar no Multiusos de Guimarães na qual estiveram presentes, além de Passos Coelho, Cavaco Silva, Durão Barroso, Assunção Esteves, Isabel Pires de Lima, Gabriela Canavilhas, entre outros convidados.

O momento alto do primeiro dia de Guimarães 2012 será, no entanto, às 22h00 no Largo do Toural com um espectáculo dos La Fura dels Baus O Berço de uma Nação.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here