“A violência online é real” é a nova campanha da APAV alertado para o cyberbullying

Assinalando hoje o Dia Mundial de Combate ao Bullying, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência online, com o objetivo de alertar “para o aumento dos números da criminalidade online, particularmente as situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens; tipos de criminalidade que aumentaram a sua expressão em tempos de pandemia, tendo em conta o aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online”.

Embora não existam dados absolutos relativos a estes fenómenos, principalmente no que diz respeito ao cyberbullying, “podemos afirmar com segurança que as situações se mantiveram ou tiveram tendência para aumentar”, afirma a APAV em comunicado.

Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e cyberbullying, reconhecendo, no entanto, que “esses números não correspondem à realidade nacional — o número de casos deverá ser superior pois sabemos que muitas situações não são reportadas. Se por um lado o fenómeno do cyberbullying não foi tão reportado, já os casos de discurso de ódio e de partilha não consentida de imagens aumentaram expressivamente”.

A Linha Internet Segura (número gratuito 800 21 90 90), recebeu, em 2020, 216 denúncias de discurso de ódio online (em 2019 tinham sido apenas 24); e 260 contactos sobre partilha não consentida de imagens privadas (ameaças de partilha de fotos, devassa da vida privada, extorsão, etc.) — em 2019, tinham sido apenas 22.

A campanha de sensibilização, que tem como mote “A violência online é real”, foi desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here