Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira apresenta exposição “Os Azulejos da Igreja de Nossa Senhora do Livramento”

A Divisão de Património Móvel, Imaterial e Arqueológico (DPMIA), inaugura sexta-feira, 9 de dezembro, pelas 20h30, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, uma exposição intitulada “Os Azulejos da Igreja de Nossa Senhora do Livramento de Angra do Heroísmo – A Presença do Passado”.

A exposição, que surge numa parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural, tem como objetivo divulgar o património azulejar da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, que atualmente não está acessível ao público, e, em simultâneo, divulgar o trabalho de inventariação realizado pela Direção Regional da Cultura.

A Igreja da Nossa Senhora do Livramento, que teve origem na Ermida de S. Roque, sofreu obras em 1668, fazendo parte desta remodelação a inclusão de painéis de azulejos, trabalho que decorreu ao longo da primeira metade do século XVIII.

Atualmente, a igreja encontra-se em ruínas em consequência do sismo de 1980, mas os elementos decorativos foram recolhidos e preservados até hoje.

Os painéis de azulejos, que estão assinados e se distribuíam pela capela-mor, cruzeiro, parede do arco-cruzeiro e paredes da nave, são de pintura azul e branca e têm como temática passos da vida de S. Francisco.

O trabalho de inventariação dos azulejos que se encontravam armazenados decorreu em 2015 e consistiu na limpeza, proteção dos destacamentos de vidrado e colagem dos fragmentos em risco de perda.

Sequencialmente, foram montados os painéis e efetuado o levantamento gráfico, o levantamento do mapa de patologias e o levantamento fotográfico.

Um destes painéis, o Painel da Cartela do Senhor Dom Manoel Alvares da Costa, agora em exposição, sofreu um processo de restauro através de trabalhos de limpeza, colagem dos azulejos fraturados, preenchimento de lacunas e integração volumétrica através da manufatura dos azulejos em falta, finalizando com a integração cromática, através de técnica imitativa.

A exposição, que estará patente até 7 de janeiro, pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 9h00 e as 19h00.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here