Academia Digital para Pais arranca em janeiro com professores e alunos a ensinar

Foto - Direitos de autor

A quarta edição da Academia Digital para Pais, em que professores e alunos dão formação gratuita aos encarregados de educação em competências digitais, arranca em janeiro e já tem 224 agrupamentos escolares inscritos.
A Academia Digital, que ainda tem vagas abertas, “é um programa que chama os pais e encarregados de educação de alunos do ensino básico e do ensino secundário a frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais”, explicou à Lusa Maria João Horta, subdiretora da Direção-Geral da Educação (DGE).
Estes programas são fundamentais “para a dinâmica da comunidade escolar, em particular para a integração das famílias em atividades específicas de desenvolvimento de competências digitais, no contexto educativo”, acrescentou.
De 2020 a 2023, nas três primeiras edições, a Academia Digital para Pais formou 731 turmas, abrangeu 7.674 famílias e contou com 3.122 formadores voluntários, contou à Lusa a E-Redes, uma das entidades envolvidas no projeto.
“É fundamental que os pais e encarregados de educação consigam acompanhar a vida escolar dos seus filhos, particularmente ao nível de uma utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet. Este programa tem vindo a assumir-se como determinante para uma plena integração social dos pais e encarregados de educação”, afirmou Maria João Horta.
As sessões formativas, presenciais e em horário pós-laboral, começam em janeiro e vão permitir aos formandos dominar o essencial da utilização de um computador e da internet para apoiar os filhos no acompanhamento das aulas ou na realização dos trabalhos de casa.
O plano de estudos incluiu um primeiro módulo sobre “Competências Digitais Básicas”, um segundo sobre “Segurança e Cidadania Digital” e um terceiro que aborda o “Consumidor Digital”.
As escolas têm como missão mobilizar professores e jovens alunos que, em regime de voluntariado, irão assumir o papel de formadores.
O projeto de literacia digital tem até ao momento 224 agrupamentos escolares inscritos para os próximos cursos que se vão realizar em escolas do 1.º ciclo ao ensino secundário.
“A digitalização é um passo necessário e natural da sociedade dos dias de hoje e é fundamental que haja cada vez mais utilizadores conscientes e informados, quer das potencialidades que o digital nos dá, quer da necessidade de uma utilização segura por parte de todos”, acrescentou José Ferrari Careto, Presidente do Conselho de Administração da E-Redes.

 

 

lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here