Acordo prevê limitar aquecimento global a 1,5 graus celsius

plantar arvore ambienteA presidência francesa da Cimeira de Paris apresentou hoje aos representantes de 195 países presentes o projeto de acordo final sobre alterações climáticas, que visa conter o aquecimento global abaixo dos 2 graus celsius e limitá-lo aos 1,5.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, anfitrião da cimeira, propôs um acordo climático que prevê uma verba de 100 mil milhões de dólares (90,9 mil milhões de euros) para os países em desenvolvimento a partir de 2020.

“Estamos quase no final do caminho e, provavelmente, no início de um outro”, disse o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, na sessão plenária, com a voz embargada e quase em lágrimas, depois de ter agradecido ao seu antecessor Manuel Pulgar-Vidal e ter por isso recebido uma salva de palmas.

Laurent Fabius presidiu cerca de uma quinzena de conversações em Paris que terminaram hoje com negociações durante toda a noite e conseguiu entregar o acordo aos ministros, que agora decidirão se o aprovam ou não.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here