Açores acolhem II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia

Os Açores acolhem sexta-feira, 1 de junho, uma Cimeira que reúne os responsáveis máximos dos Governos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde, destinada a aprofundar o relacionamento e a analisar os desafios e as oportunidades comuns aos quatro arquipélagos.

Na II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, que decorrerá na freguesia das Furnas, no concelho da Povoação, participam o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, o Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, e o Conselheiro para a Economia, Indústria, Comércio e Investigação do Governo das Canárias, Pedro Ortega Rodríguez, em representação do Presidente Fernando Clavijo Batlle.

Esta Cimeira, que decorrerá na tarde de sexta-feira, visa, entre outros pontos, estreitar as relações entre os quatro arquipélagos, tendo em conta a existência de desafios e áreas de interesse comum, bem como o aprofundamento das relações bilaterais já existentes, reforçando, deste modo, os laços de cooperação na área geográfica da Macaronésia.

Do programa da Cimeira consta ainda a realização, na manhã de sexta-feira, de encontros bilaterais, no Palácio de Santana, entre Vasco Cordeiro e o seu homólogo da Madeira, Miguel Albuquerque, bem como com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

A I Cimeira da Macaronésia teve lugar, em dezembro de 2010, na ilha cabo-verdiana de São Vicente e contou com representantes das várias regiões, nomeadamente do Governo dos Açores, altura em que foi politicamente oficializada a criação da Região da Macaronésia.

A Macaronésia é um espaço de concertação política e de cooperação para o desenvolvimento que compreende os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, onde, além da questão dos laços históricos e de afetividade, das afinidades geográficas, da identidade cultural e política, existe também uma questão de estratégia económica.

A região da Macaronésia congrega um total de 28 ilhas habitadas e um potencial mercado de cerca de três milhões de habitantes, extensível à Europa e a África.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here