Açores e Madeira comprometem-se a reduzir emissões

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira assinaram em Bruxelas, junto com cerca de 60 ilhas europeias, um acordo para implementar planos energéticos sustentáveis, que permitam reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
No acordo, o Pacto das Ilhas, as autoridades insulares prometem adoptar, e submeter à Comissão Europeia dentro de um ano, um plano de acção para a energia sustentável nas ilhas, bem como mobilizar investimentos em energias sustentáveis nas regiões insulares europeias, entre outras medidas, incluindo a preparação de planos de implementação para reduzir emissões de dióxido de carbono.

As administrações das comunidades das ilhas europeias comprometeram-se a ir para além dos objectivos da União Europeia de reduzir em 20 por cento, até 2020, as emissões de dióxido de carbono, tal como os municípios europeus já o haviam feito, num pacto assinado em 2009.

Para José do Álamo Meneses, Secretario Regional do Ambiente e do Mar dos Acores, a região autónoma tem “grande empenho em participar, porque as ilhas são as mais vulneráveis em termos de alterações climáticas e são, ao mesmo tempo, ambientes com um grande potencial de produção energética”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here