Açores – Elétrica açoriana registou 31 mil interrupçõ​es em 2012

A empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) registou em 2012 mais de 1.600 ocorrências, que originaram 31 mil interrupções na rede de média tensão, o que representa um aumento de 31% face a 2011, adianta a elétrica.
“As ocorrências registadas no decorrer de 2012 deram origem a cerca de 31 mil interrupções, que afetaram os pontos de entrega de média tensão da Região, das quais 10,7 mil referem-se a interrupções curtas e mais de 20 mil a interrupções longas”, revela o relatório da qualidade do serviço 2012 prestado pela EDA, que está disponível para consulta na página da elétrica na internet.
O documento, com 153 páginas, é anualmente elaborado e tem por objetivo caracterizar a qualidade do serviço prestado pela elétrica açoriana, as considerações assumidas e as metodologias de cálculo utilizadas.
“2012 foi marcado pela passagem de dois furacões (em agosto e setembro) que afetaram de sobremaneira a Região Autónoma dos Açores e a exploração dos sistemas elétricos, bem como por diversos incidentes em centros produtores”, justifica o relatório, alegando que “embora se tenha verificado um agravamento dos indicadores gerais de continuidade de serviço, comparativamente a 2011, os padrões de qualidade de serviço estabelecidos foram cumpridos, tanto na média como na baixa tensão”.
Das 1662 ocorrências registadas em 2012, cerca de 63% dizem respeito a situações previstas (acordo com clientes, razões de serviço e factos imputáveis aos clientes), tendo-se assistido a um aumento do peso das ocorrências imprevistas no número total, quando comparado com 2011.
“Das ocorrências registadas, 20% são respeitantes a situações imprevistas por causas próprias, 11% são reengates, 4% referem-se a casos fortuitos ou de força-maior e 1% deveram-se a deslastre de cargas por razões de segurança”, refere o relatório, acrescentando que “os aumentos de ocorrências mais significativos deram-se nas ilhas do Faial (24%), Pico (67%) e Corvo (100%)”.
Quanto à rede de baixa tensão, a EDA registou em 2012 cerca de dois milhões de interrupções, mais 28% do que o registado em 2011, sendo que cerca de 0,7 milhões corresponderam a interrupções curtas e 1,3 milhões a interrupções longas.
O relatório da elétrica açoriana revela, também, que no último ano verificaram-se 7.212 situações de incumprimento dos padrões individuais de qualidade de serviço, representando cerca de 6% de clientes da EDA.
O total das situações de incumprimento dos indicadores individuais de qualidade de serviço originou o pagamento de compensações a clientes na ordem dos 125 mil euros.
Dos inquéritos, feitos por amostragem, a 431 clientes residenciais das nove ilhas e 24 clientes empresariais, a EDA concluiu que “a opinião dos inquiridos apresenta uma melhoria generalizada, elevando ainda mais o nível do serviço prestado pela EDA”.
A qualidade do serviço prestado pela elétrica nas nove ilhas foi analisada na sua componente comercial (avarias, visitas, centro de atendimento e satisfação de clientes) e natureza técnica (continuidade de serviço e qualidade da onda de tensão).

 

 

Lusa

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