Açores participam na XI Bienal Ibérica do Património Cultural

Os Açores vão estar presentes, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, em Valladolid, Espanha, entre 8 e 11 de novembro, na XI Bienal Ibérica do Património Cultural, dedicada ao tema da Gestão Patrimonial.

A representação dos Açores, que será assegurada pela Direção Regional da Cultura, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, procura aumentar a notoriedade da Cultura Açores no mercado internacional, designadamente no espanhol.

Esta Bienal, organizada em parceria pela Direção Regional da Cultura e pela Junta de Castela e Leão, tem por objetivos a promoção, valorização e visibilidade do Património Cultural, através da agregação dos diversos agentes que atuam nesta área.

A Direção Regional da Cultura participa com um stand institucional, que terá a identidade gráfica criada para o Ano Europeu do Património Cultural, de forma a promover os oito museus da Região, o Ecomuseu do Corvo e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Remetendo para o imaginário das “Ilhas de Cultura”, esta identidade gráfica comum explora imagens relacionadas com a comunidade, o território e a paisagem, em articulação com as diversas formas de expressão cultural, da literatura à música, passando pelas artes e ofícios tradicionais.

A narrativa parte de uma seleção de peças emblemáticas de cada espaço, complementadas por um conjunto de palavras-chave, que inspiram e convidam a visitar as infraestruturas culturais em questão.

No dia 9 de novembro, Helena Martelo, técnica superior da Direção Regional da Cultura, fará a apresentação da Residência Artística “O Património Como Fonte de Inspiração”, projeto realizado, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, pelo arquiteto Joaquim Oliveira, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e do qual resultou a peça “Landmark”, que se encontra exposta no pátio central deste Centro de Artes e pode ser visitada durante o mês de novembro.

Na Bienal Ibérica do Património Cultural, para além dos muitos expositores a visitar, estão previstas atividades paralelas, que incluem workshops, debates, palestras, mesas-redondas, a projeção de documentários e a entrega dos Prémios AR&PA 2018, bem como uma programação cultural complementar dirigida ao público generalista, às famílias e aos mais novos, onde se incluem concertos, visitas guiadas e atividades de educação patrimonial.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereçowww.culturacores.azores.gov.pt.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here