Açores possuem 190 espécies diferentes de lapas

Um estudo do Centro de Investigação em Recursos Naturais (CIRN) da Universidade dos Açores revela que as lapas da região são um “surpreendente” ecossistema com 190 espécies diferentes.

Em declarações à Lusa, Gustavo Martins, um dos investigadores do estudo “PatelGene – Estrutura Genética das Lapas no Arquipélago dos Açores”, que analisou um total de 707 conchas de lapa (Patella aspera) recolhidas em todas as ilhas do arquipélago, refere existirem “uns surpreendentes” 190 registos de espécies diferentes, sobretudo algas.

“Tendo em conta a flora registada nos Açores, é surpreendente como tantas espécies são encontradas num ‘habitat’ tão pequeno, indicando que é um micro ‘habitat’ importante para a diversidade algal dos Açores”, disse o investigador do Departamento de Biologia da universidade açoriana.

Gustavo Martins destaca ainda que, das 190 espécies que “habitam” nas lapas, “dezassete foram registos novos, nunca antes encontrados nos Açores”.

“Já sabíamos, à partida, que a lapa, sendo um herbívoro, tinha um papel importante nas estruturas das comunidades, mas desconhecíamos este papel de fornecer ‘habitat’ para uma série de outros organismos”, reforçou o membro da equipa de invetsigadores, que integra ainda Ana Neto, Nuno Álvaro e João Faria.

O investigador sublinha por isso o papel “regulador” da lapa no controle de algas e na “fixação” de outros organismos, dando o exemplo da pequena craca Chthamalus stellatus.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here