Açores: preço do leite de novo em agenda

leiteA Associação Nacional de Industriais de Lactícinios (ANIL), reuniu-se ontem com o secretário açoriano da Agricultura.
O Governo tem procurado ser mediador no diferendo que opõe os lavradores aos industriais, por causa do preço do leite.

O que é facto é que o preço do leite tem vindo a baixar, significativamente, nos últimos meses: entre os meses de Novembro de 2008 e Maio de 2009, caíu, em média, 5 cêntimos por litro, ou seja, 10 escudos em moeda antiga.

O Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, assegura que, durante esse período, a Indústria já arrecadou 5 milhões e 200 mil  euros, dinheiro que devia pertencer aos lavradores.

O próprio secretário açoriano da Agricultura, Noé Rodrigues, tem dito “que é imoral a baixa do preço do leite, praticada pela Indútria do arquipélago”, mas, até agora, estas posições em nada demoveram os industriais, e tudo leva a crer que a reunião de hoje não deve ter os resultados pretendidos pelos lavradores.

De referir que, pela Bel, a nova directora-geral da empresa, Ana Cláudia Sá, acaba de afirmar que, se os preços no mercado internacional continuarem a cair, vão fazer reflectí-lo nos produtores.

Quanto aos objectivos da empresa, a palavra de ordem é aumentar a produção, mas apostando no queijo.

Esta estratégia da Bel faz com que o grupo inaugure hoje no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel,  uma nova unidade industrial.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here