Açores recuperam terrenos e edifícios da ANA na ilha de Santa Maria

O Conselho de Ministros aprovou a transferência de terrenos e edifícios no aeroporto da ilha de Santa Maria para o “domínio privado” da Região Autónoma dos Açores.
O diploma aprovado “procede à desafetação do domínio público aeroportuário do Estado de parcelas de terreno e edifícios implantados no Aeroporto de Santa Maria e transfere os referidos bens para o domínio privado da Região Autónoma dos Açores”, informa o Governo no comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros.

“As parcelas de terreno e os edifícios em causa não estão efetivamente afetos, direta ou indiretamente, à prossecução do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil, justificando-se desafetar os mesmos do domínio público aeroportuário do Estado”, acrescenta.

Esta era uma longa aspiração da população de Santa Maria: recuperar um vasto património de terrenos e moradias abandonadas, na posse da ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, que já não se encontram afetos à atividade aeroportuária.

Os terrenos da ANA, situados na ilha de Santa Maria, junto ao aeroporto, perfazem uma área total de um milhão e 900 mil metros quadrados, e incluem cerca de duas centenas de moradias abandonadas, que constitui uma zona de expansão urbana de Vila do Porto.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here