Açores são candidatos de Portugal ao Prémio Paisagem do Conselho da Europa 2013

O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, inserido na área de Paisagem Protegida das Furnas, na ilha açoriana de São Miguel, é o candidato nacional ao Prémio Paisagem do Conselho da Europa 2013.
 

Em comunicado, o Governo da Região Autónoma dos Açores indicou hoje que a candidatura a esta competição, cujos resultados serão anunciados em outubro, foi já entregue pela Missão Permanente de Portugal em Estrasburgo e formalmente comunicada pela ministra do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, ao Governo dos Açores.

“As expectativas deste prémio são o reconhecimento a nível europeu de um projeto singular de estratégia de intervenção e recuperação ecológica e paisagística”, disse o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, citado no comunicado.

Segundo o responsável, devido a esta candidatura, a partir de agora, “o Laboratório de Paisagem das Furnas tem responsabilidade acrescida naquele que é o objetivo final de recuperação da lagoa, envolta numa paisagem, ecológica, económica e socialmente sustentável”.

O Prémio da Paisagem, atribuído pelo Conselho da Europa, foi criado pela Convenção Europeia da Paisagem para distinguir a aplicação “de uma política e de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade e possam constituir um bom exemplo para o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil”, lê-se no documento.

O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas foi já agraciado com o Prémio Nacional da Paisagem 2012, atribuído pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, através da Direção-Geral do Território.

A candidatura distinguida, denominada “Furnas, Laboratório de Paisagem”, integra “um resumo da generalidade do projeto de intervenção na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas onde, além de uma apresentação e enquadramento da área e do projeto, são sumariamente descritos os conceitos base, a diversidade de intervenções no terreno, os subprojetos e as inúmeras parcerias estabelecidas que têm assegurado o sucesso de todo o planeamento e intervenção na paisagem”, de acordo com o Governo dos Açores.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here