Açores vão utilizar fundos comunitári​os para garantir emprego, estágio ou formação a jovens

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, comprometeu-se hoje a utilizar fundos comunitários para permitir que, em 2020, os jovens que saírem da escola possam encontrar emprego, estágio ou formação no prazo de quatro meses.
Vasco Cordeiro, na inauguração do Centro de Formação do Belo Jardim, na Praia da Vitória, anunciou que o executivo açoriano definiu aquele compromisso para o próximo período de programação de fundos comunitários – emprego, estágio nos Açores ou na Europa ou frequência de um curso de nível superior.
O presidente do executivo açoriano não adiantou, no entanto, de que forma é que serão asseguradas estas oportunidades.
Aos jovens que já têm emprego, Vasco Cordeiro prometeu melhorar as condições de trabalho e “combater a precariedade que ainda existe”.
O líder do Governo Regional realçou que “os Açores são a região mais jovem do país”, salientando que, por cada idoso no arquipélago, “existem dois jovens açorianos”, enquanto a nível nacional a proporção é de apenas um jovem por idoso.
Segundo o presidente do executivo açoriano, a juventude dos Açores é “um enorme potencial”, mas também uma “responsabilidade” para as entidades públicas, que têm de “potenciar” este grande ativo da região.
Vasco Cordeiro deixou, ainda, um apelo à capacidade empreendedora dos jovens, para que a economia da região se possa tornar “mais competitiva” e se possa afirmar “no panorama nacional e internacional”.
O edifício inaugurado hoje pelo presidente do executivo açoriano, que será gerido pela ALERTA (Associação do Escutismo Católico dos Açores), terá capacidade permitir a pernoita de mínimo 65 pessoas.
“É uma infraestrutura que acolherá jovens e dirigentes de organizações de juventude de toda a região em reuniões, colóquios e momentos de estudo e de reflexões e as suas instalações permitem ainda que ela se afirme como um espaço de mobilidade e de intercâmbio”, frisou Vasco Cordeiro.
A obra construída num terreno cedido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória teve um custo total superior a 1,6 milhões de euros.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here