Açoriano Luís Pereira é o novo Diretor do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora

O açoriano Luís Pereira é o Diretor da 17ª edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora, que este ano assinala o vigésimo aniversário da sua fundação, e que se realiza de 20 a 25 de Setembro.

Embora a rádio tenha sido a sua grande paixão, tendo passado pelos quadros de profissionais do Rádio Clube Asas, do Atlântico, Agência LUSA, Rádio Difusão Portuguesa (Antena 1, RTP), o cinema sempre entusiasmou Luís Pereira, que fez produção de curtas-metragens rodadas nos Açores e onde foi fundador do Cineclube da Horta, onde coordenou acções de formação de públicos em comunidades escolares e organizou e participou em vários workshops de Realização e Produção de Cinema.
Natural de São Jorge, desempenhou funções em várias ilhas, tendo-se fixado na ilha do Faial, onde exerceu as funções de Director Executivo e Programador no Cineclube da Horta, entre 2003 a 2011. Foi presidente da Direcção Cineclube da Horta desde Fevereiro de 2006 e Director-geral e Artístico do Faial Filmes Fest – Festival de Cinema dos Açores – Azores Film Festival, desde 2004 até 2011.
Tem integrado vários júris de festivais de cinema internacionais, no país e no estrangeiro, nomeadamente no Caminhos do Cinema Português – Coimbra; FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora; FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – São Paulo, Brasil; LUCAS Kinder Filmfestival – Frankfurt, Alemanha e Miskolc International Film Festival – Hungria.
Em Janeiro de 2011 é reeleito, Vice-Presidente da FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes. Representou Portugal no Recife, Brasil, na Assembleia Geral da IFFS – International Federation of Film Societies e integrou por três vezes o Grupo Ibero-americano da IFSS.
Luís Pereira é desde 2015 programador de cinema na SOIR-Joaquim António de Aguiar / Auditório Soror Mariana, em Évora, onde regressa a festa do cinema de 20 a 25 de Setembro com mais filmes a concurso, nas categorias de ficção, animação e documentário, oriundos de 120  países.
Mostras paralelas, masterclasses, workshops,  exposições, concertos e debates, preencherão também o vasto programa de aniversário do FIKE, que pode ser consultado em https://www.festivalfike.com
O FIKE está agora em contagem decrescente. A festa do cinema, vai começar brevemente, na cidade de Évora, numa sala perto de ti.
SM / Açores 24Horas
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here