Açorianos foram os que mais chumbaram no ensino secundário

escola educacao professorQuase um terço dos alunos do arquipélago chumbou ou desistiu e, relativamente às taxas de transição no terceiro ciclo, estão entre os que contribuem para descer a média nacional.

Os alunos açorianos apresentam a taxa mais alta de chumbos no ensino secundário, concretamente, no ano lectivo de 2007 /2008.

27% dos alunos chumbaram ou desistiram no ensino secundário, quando a média nacional se situa nos 21%.

É, sobretudo, no 12º. ano que os açorianos chumbam mais: no ano passado, 34.2% acabaram por chumbar ou desistir no último ano, antes do ingresso na Universidade.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, também no terceiro ciclo, os açorianos são responsáveis por baixar a média nacional: juntamente com Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira, têm uma das taxas de transição mais baixas, na ordem dos 84%, contra 89% na zona Centro e 87% no Norte do país, que são os melhores alunos dos ensinos básico e secundário, a nível nacional.

No ensino básico, o panorama também não é animador: em 2008, 6% chumbaram no primeiro ciclo, o que representa o dobro da média nacional.

Na Região Autónoma dos Açores, os alunos matriculados diminuiram, ao longo dos anos, muito por causa da quebra nas taxas de natalidade, o que resulta que, em quase 20 anos, há menos 7 mil alunos inscritos.

No entanto, existe mais procura da educação pré-escolar – mais 1 .600 crianças em 2008, em relação ao inicio dos anos 90, verificando-se também mais alunos a acederem ao ensino secundário, com quase mais de 3. 000 alunos.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here