Numa referência às sondagens que dão a maioria aos socialistas, Zuraida Soares disse que “agora que o PS já ganhou, só resta reforçar a esquerda”.
A coordenadora do BE-Açores tem-se mostrado disponível para viabilizar um governo do candidato socialista Vasco Cordeiro, discutindo caso a caso as propostas apresentadas.
Posição semelhante manifestou o dirigente nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerando que, no arquipélago, o PSD já perdeu e cabe agora às forças de esquerda a gestão da região autónoma.
“O PSD que governa o país em coligação com o CDS quis chegar a estas eleições com a expectativa de ganhar os Açores. E chega à última semana perdendo e pagando o preço caro do que está a fazer a todos os portugueses e a todos os açorianos”, considerou Louçã.
Para Zuraida Soares “PS, PSD e CDS fingem hoje durante as eleições que nada têm a ver com as políticas da troika” e “escondem-se na autonomia para se demarcarem” das políticas nacionais dos respetivos partidos.
“É vergonhoso, camaradas. A autonomia é um bem maior da democracia nos Açores e não merece ser utilizada tão irresponsavelmente”, afirmou Zuraida Soares aos militantes e apoiantes do Bloco.
“Se não pusermos a troika para fora, o inferno das nossas vidas será o limite”, avisou.
Lusa