Alho da Graciosa passa a estar protegido como Indicação Geográfica (IG)

A alho da Graciosa passa a integrar a lista de produtos nacionais protegidos como Indicação Geográfica (IG), enquanto a Comissão Europeia está a analisar o pedido de certificação como Indicação Geográfica Protegida (IGP), com claros benefícios em termos da valorização e garantias de qualidade do produto.

“Hoje mesmo foi assinado o despacho para que seja conferido, em termos nacionais, proteção à denominação Alho da Graciosa como IG”, salientou o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, considerando que “este é mais um passo rumo à pretensão regional de ver este típico produto agrícola da ilha Graciosa reconhecido e certificado como IGP”.

João Ponte destacou que Portugal remeteu esta semana à Comissão Europeia o pedido de registo da denominação do Alho da Graciosa como IGP e, de acordo com o regulamento comunitário vigente, a partir deste momento já é possível assegurar uma proteção nacional transitória do alho da Graciosa como IG.

“Estão reunidas todas as condições para que a Comissão Europeia aprove o pedido açoriano, considerando a homogeneidade, as caraterísticas e a identidade própria do alho da Graciosa”, considerou o governante, frisando que os regimes de qualidade existentes na União Europeia constituem, por si só, uma garantia muito importante da qualidade do produto, da sua genuinidade, acarretando maior notoriedade e novas oportunidades de negócio.

Para João Ponte, a ilha Graciosa “tem excelentes condições naturais para a produção de alho, bem como infraestruturas modernas e capazes de responder ao crescimento da produção”, como é o caso da nova Adega e Cooperativa, acrescentando que esta é mais uma oportunidade que os produtores graciosenses devem aproveitar para promover o crescimento desta produção e a sua melhor valorização.

Além do Alho da Graciosa IGP, os Açores têm também em fase de registo a certificação da Manteiga DOP, estando em fase de avaliação a Banana dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here