Alunas da Escola Secundária da Lagoa representa​m Portugal na Intel ISEF 2013

Três alunas da Escola Secundária de Lagoa, em São Miguel, estão a participar até sexta-feira, em Phoenix, no estado norte-americano de Arizona, na Feira Internacional de Ciência e Engenharia ‘Intel ISEF 2013’, considerada a maior competição científica pré-universitária do mundo.

As alunas Alexandra e Carolina Rocha e Joana Frazão, orientadas pela professora Alexandra Seara, concorrem com o projeto ‘Consumo de Álcool e Tabagismo: desenvolvimento de um programa de biomonitorização dos efeitos genotóxicos e citotóxicos’, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, pela turma do 12.º A daquela escola, no âmbito da disciplina de Biologia.

O projeto foi selecionado para representar Portugal neste evento internacional depois de ter participado na 6.ª Mostra Nacional de Ciência do 20.º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, que decorreu em Lisboa, no Museu da Eletricidade, entre 31 de maio e 2 de junho de 2012. 

Este trabalho aborda de uma forma científica as consequências maléficas do consumo de álcool e de tabaco e pretende estender a sua ação de uma forma mais abrangente a toda a comunidade local, por forma a proceder a uma efetiva sensibilização para as consequências do consumo destas duas substâncias.
 
O projeto teve o acompanhamento e orientação de Patrícia Garcia e Armindo Rodrigues, do Departamento de Biologia e do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Sísmicos da Universidade dos Açores. Ao Intel ISEF, competição que se destina exclusivamente a estudantes do 9.º ao 12.º ano, concorrem anualmente mais de 1.500 alunos de cerca de 70 países, regiões e territórios.  A participação da equipa açoriana neste evento, que conta com mais de três milhões de dólares em prémios e bolsas de estudo, conta com apoios da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura e da Câmara Municipal de Lagoa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here